Curiosidades

Mundo curioso: por que o piolho faz a cabeça coçar?

Existem várias espécies de piolho e cada uma tem suas características próprias.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Foto: Reprodução / Internet)

BRASIL - Piolho na cabeça pode ser bastante irritante, não é mesmo? Mas já pensou se o piolho estivesse em todo o corpo? Pois é, piolho não vive só na cabeça, não! Na verdade, existem vários tipos de piolho e cada espécie escolhe um animal e um lugar próprio nesse animal para morar.

Assim, existe um piolho para o cachorro que é diferente do piolho do homem. E mais: o homem pode ter várias espécies de piolho; o piolho da cabeça, o piolho do corpo, que vive nas roupas e o piolho que mora na área genital, chamado de chato.

Existem várias espécies de piolho e cada uma tem suas características próprias. Assim, algumas espécies são capazes de transmitir doenças sérias, que podem até levar à morte. Mas o piolho da cabeça não faz isso não! O que pode acontecer é que, ao coçar a cabeça, forma-se uma ferida que pode se infeccionar. E aí sim, alguns medicamentos que as pessoas usam para isso podem ser muito perigosos. Cada espécie de piolho tem um tempo de vida. Um piolho da cabeça pode chegar a viver até dois meses!

Mas a resposta é simples: no momento em que o piolho pica a nossa cabeça para se alimentar de sangue, um pouco da sua saliva entra na nossa pele. Junto com essa saliva entram algumas substâncias que irritam o nosso corpo, causando uma reação. É essa reação que causa a coceira e a vermelhidão na cabeça. Assim, o piolho é como um pernilongo: ele pica e deixa uma coceira danada na cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.