Apresentação

Patativa se apresenta no Sesc Pompeia, em São Paulo

Será apresentação do seu primeiro disco solo e é a realização de um sonho.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Foto: Divulgação )

A sambista Patativa, aos 79 anos, vive um novo e único momento: ela, que nunca havia gravado um disco solo, lançou Ninguém é Melhor do que Eu no final de 2014 e agora se apresenta no projeto Prata da Casa, na Choperia do Sesc Pompeia, na terça-feira (10), às 21h e terá a entrada gratuita. "Para mim é uma honra enorme lançar este trabalho. É a realização de um sonho", afirma Patativa.

No repertório para o show em São Paulo, estão "Ninguém é Melhor do que Eu", que dá nome ao disco e fala da magia que cerca o universo do samba; "Babado na favela", sobre o cotidiano das periferias de São Luís; "Samba dos seis", homenagem a diversos amigos da Madre Deus, bairro boêmio em que começa o mito Patativa; "Santo guerreiro", sobre a relação de malandros e otários com o vil metal; e "Saudades do meu bem-querer".

Patativa promete colocar todo mundo pra sambar na Choperia do Sesc Pompeia, acompanhada de Luiz Jr. (violão 7 cordas e viola), Paulo Ribeiro (violão 6 cordas), Marcelo Kurchal (cavaco), Cacau Amaral (percussão), Samba Sam (percussão) e Allan Abadia (trombone).

Patativa

A compositora Maria do Socorro Silva, 79, ganhou o apelido de Patativa "ainda bem novinha", como ela mesmo conta. Um amigo disse que ela parecia o pássaro, que gostava de cantar noite e dia. A princípio ela se zangou mas a alcunha acabou pegando.

Natural de Pedreiras, no interior do Maranhão, mesma cidade natal de João do Vale, a fama de Patativa corre longe. Tem muitos sambas conhecidos e cantados a plenos pulmões em rodas informais em feiras e bares da cidade de São Luís, para onde se mudou aos 10 anos. Alguns, de letra curta, ela mesmo classifica de "samba de cachaceiro": "é curtinho, pra não esquecer a letra", revela sorridente.

Presença tradicional do carnaval maranhense, Patativa desfila em São Luís há décadas no bloco Fuzileiros da Fuzarca.

SERVIÇO

O que: Patativa lança 'Ninguém é Melhor do que Eu' no Prata da Casa

Quando? Dia 10 de novembro, terça-feira, às 21h

Onde? Choperia do Sesc Pompei em São Paulo

Ingressos: Grátis

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.