São João

Reúna os amigos e faça um arraial em casa

Dicas para organizar uma bela festa de São João.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

Dia de São João e chegou a hora da pipoca, quadrilha, roupa xadrez e muita diversão! Uma das festas mais populares envolve crianças e adultos e não deixa ninguém parado! As comidas são uma tentação à parte, não tem quem resista às delicias típicas como pamonha, cachorro quente, quentão, pipoca, bolo, canjica, maça do amor, entre tantas outras guloseimas. Se você já ficou com vontade de montar seu arraial, confira as dicas da decoradora Ivani Neublum e faça hoje mesmo a sua festança!

Decoração: o estilo rústico é a palavra chave, investir em cores é garantia de sucesso. Alguns itens são fundamentais na hora de decorar: as bandeirinhas são imprescindíveis, tanto as de papel, como as de tecido. Isso já garante um estilo rural para o ambiente. A fogueira sempre é bem vida, mas se o espaço que fará o evento não comporta fogo, invista em uma artificial com papel celofane. Nas mesas o ideal são toalhas xadrez, já no ambiente pendure balões de origami coloridos, espalhe imagens de Santo, pequenos vasos com retalhos sobre a mesa, chapéus de palha pendurados, todos esses itens dão um toque especial na decoração.

Comidas: essa é a parte mais esperada pelos convidados. No menu não podem faltar as comidas típicas. O interessante é pedir para cada convidado levar um prato específico e uma bebida para ter diversidade e todo mundo ajudar da forma que pode. Uma dica simples é pedir para os homens levarem pratos doces e a mulheres os salgados. Na lista não pode faltar: pipoca, pé de moleque, paçoca, maça do amor,bolo de fubá, doce de abobora, milho verde, pamonha,cuscuz, suco de milho, maria mole, entre outros. A dona da casa fica encarregada dos pratos que são mais difíceis de transportar como cachorro quente, arroz doce, canjica e vinho quente.

Brincadeiras: o que não pode faltar é a quadrilha! Faça todos os amigos entrarem na dança. Forme uma fila indiana de casais e depois separe de um lado os homens e do outro as mulheres. Faça um túnel onde todos os casais devem passar acenando. E claro, não podem faltar os noivos! Peça para os amigos mais descontraídos serem os noivos e conduzirem a dança. Crianças e adultos se divertem com a coreografia! Vale apostar também em brincadeiras como pescaria, jogo das cadeiras, correio elegante, boca do palhaço e tiro ao alvo.

Look da festa: deixe bem claro para os convidados que é obrigatório o uso de trajes caipiras para deixar o arraial ainda mais engraçado. Vale pintinhas no rosto, os homens com chapéu de palha, as mulheres de botas e roupas xadrez, afinal, não combinam roupas luxuosas com a ocasião.

Playlist: a música deve seguir o tema da festa. De acordo com o DJ Igor Cunha, o som caipira deve reinar durante toda a noite. Alguns clássicos como Milionário e José Rico, Gino e Geno devem estar na playlist. Mas há lugar também para cantores sertanejos como Fernando e Sorocaba, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Luan Santana, Marcos e Belutti, entre tanto outros que fazem sucesso entre jovens e adultos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.