Cultura

Oficinas de música são sucesso de público na 9ª Edição do Lençóis Jazz & Blues Festival

Artistas conversaram com a plateia sobre suas trajetórias profissionais e deram dicas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Na sexta-feira (11) a simpática e talentosa Alma Thomás compartilhou suas técnicas vocais.
Na sexta-feira (11) a simpática e talentosa Alma Thomás compartilhou suas técnicas vocais. (Foto: Divulgação)

BARREIRINHAS - A oportunidade de aprender com grandes músicos. Trocar experiências. Observar as técnicas e o estilo de tocar dos instrumentistas. Poder ficar pertinho dos ídolos. Esses foram alguns dos motivos que levaram mais de cem pessoas de várias idades às oficinas de música oferecidas pelo festival gratuitamente, em Barreirinhas.

Na manhã de sábado (12) os músicos Zé Renato e Renato Braz ministraram a “Oficina de voz e percussão”, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz). Durante duas horas demonstraram arranjos percussivos feitos com instrumentos improvisados a partir de materiais comuns do dia a dia como garrafões de água mineral.

Conversaram com a plateia sobre suas trajetórias profissionais, deram dicas e emocionaram uma turma eclética e atenta de apaixonados por música de todas as idades. Juntos dividiram conhecimentos e muitas canções. Entre elas, uma emocionou a todos especialmente: a toada “Urrou do boi”, criada em 1972 pelo mestre Coxinho, considerado o maior cantador de bumba meu boi do estado. Uma obra-prima reconhecida como o Hino Cultural e Folclórico do Maranhão.

Uma experiência fantástica na avaliação do músico Celson Mendes, um dos oficineiros na ocasião.” Primeiro por estarmos próximo de músicos maravilhosos e, essa proximidade do ser humano, de você estar junto do seu ídolo, daquela pessoa que normalmente está distante fisicamente... então aqui há um congraçamento. Foi maravilhoso”, comemorou.

Os participantes também receberam elogios. “O público foi excelente, interessado. Eu acho que uma oficina ela funciona, ela rende assim. A gente não se considera professor, então, o que a gente quer num momento como esse é que as pessoas participem, cantem com a gente, conheçam um pouco de como a gente faz música. Criar uma intimidade e nos aproximar do público. O propósito foi totalmente atingido aqui”, ressaltou Zé Renato.

Na sexta-feira (11) a simpática e talentosa Alma Thomás compartilhou suas técnicas vocais na “Oficina de Canto” realizada no auditório do Sebrae com crianças, adolescentes da escola Anacleto de Carvalho, turistas e pessoas da comunidade. Alma Thomás abordou temas como apoio e emissão vocal. Ao final da oficina a artista regeu os alunos, misturando vozes infantis e adultas, em uma bela interpretação coral. “Foi lindo! Eu senti que consegui me conectar com a comunidade. E os alunos se conectaram comigo. Esse tipo de iniciativa é necessária. Acesso é a palavra”, destacou Thomàs.

Para o músico e coordenador do festival, Ivaldo Guimarães, o resultado não poderia ter sido mais gratificante. “Mais uma vez as oficinas de música do Lençóis Jazz e Blues Festival cumprem seu papel de elemento transformador. Ao todo, cento e onze pessoas, de todas as idades, puderam experimentar uma vivência lúdica, aonde a música e o contato mais íntimo com grandes nomes do cenário musical (nacional e internacional), surgem como elementos de formação e transformação humana. Foram dois dias de muita aprendizagem. É muito gratificante”, comemorou.

A Nona Edição do Lençóis Jazz & Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura e os apoios culturais do Sesi/Fiema, Sebrae, Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Viluma Construtora, Tory Brindes, TV Mirante e TV UFMA- Realização Tutuca Viana Produções.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.