MA Beach Film Festival

Barreirinhas recebe novo festival internacional de cinema em outubro

O MA Beach Film Festival vai ocorrer de 9 a 15 de outubro de 2023, com mostras competitivas e ações formativas.

Fabiana Serra/Na Mira

Atualizada em 04/05/2023 às 11h36
O litoral maranhense vai ganhar um novo festival internacional de cinema.
O litoral maranhense vai ganhar um novo festival internacional de cinema. (Foto: Divulgação)

BARREIRINHAS - O litoral maranhense vai ganhar um novo festival internacional de cinema. Com Barreirinhas como sede, a primeira edição do MA Beach Film Festival vai ser realizada entre os dias 9 a 15 de outubro deste ano, com o objetivo de fomentar a cultura e o turismo da região.

O festival começa pela capital dos Lençóis Maranhenses, mas a cada ano o evento vai passar também por outras cidades do litoral. Milena Carvalho, a idealizadora do projeto e fundadora da Yabá Filmes, afirmou que a intenção é apresentar um novo olhar sobre a região.

"As pessoas que conhecem muito a imagem do Maranhão turístico sempre pensam em Barreirinhas, sempre pensam nos lençóis, isso dentro e fora do Brasil, e a gente sabe que toda cidade é muito mais do que aquilo que a gente vê de fora. Então, nossa intenção é mostrar uma outra Barreirinhas para além dos lençóis maranhenses", destaca.

O MA Beach Film Festival vai contar com duas mostras competitivas que vão abarcar produções nacionais e internacionais, de ficção e documentário, e longas e curtas, bem como quatro mostras paralelas que vão ser realizadas em parceria com outros festivais internacionais.

Além disso, o festival também vai promover duas mostras competitivas voltadas apenas para as produções da população de Barreirinhas: Relógio de Areia e Dunas de Sal.

Ao longo dos meses que antecedem o festival, vão ser realizadas ações formativas para o próprio público barreirinhense, como oficinas de audiovisual e de contação de histórias. Mas, durante o evento, também serão realizadas ações como oficinas, workshops e rodas de conversa abertas a todos os públicos.

"A ideia sempre é exatamente fomentar, fazer as coisas se mexerem um pouquinho dentro da área do cinema, que é uma ferramenta tão forte e de potencial de transformação social, que é o objetivo da Yabá Filmes, nós trabalhamos com projetos socioculturais, então a gente acredita nesse trabalho, nesse exercício de base", disse Milena Carvalho.

Para conceber o troféu do evento, o festival vai promover um concurso entre cooperativas de artesãos locais e, no final, uma comissão julgadora vai selecionar o troféu que melhor representa a cidade de Barreirinhas. 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.