AMARANTE DO MARANHÃO – Dentre 20 fotografias enviadas por todo Brasil ao concurso "Indígenas.BR", promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, o registro do maranhense Eliton Paacy Gavião, de 18 anos, se destacou. Como todo bom maranhense, ele faz questão de sempre mencionar o local onde foi "nascido e criado".
E foi na aldeia Governador, localizada em Amarante do Maranhão, que Eliton descobriu o gosto pela fotografia, lá em 2016. A prática foi aperfeiçoada a partir do projeto “Coisa de Índio”, onde o jovem ganhou sua primeira câmera fotográfica. Desde então, o equipamento semiprofissional o acompanha em diversos olhares e registros, como a foto que o tornou vencedor do concurso.
“Meu tema pra concorrer à premiação foi de corrida de Tora. Escolhi três fotos e uma delas foi premiada. A foto premiada foi em uma disputa de corrida de Tora entre os povos Timbiras e Povo Xavante, em Brasília, no encontro de feira dos cerrados”, conta Eliton.
Inscrito às vésperas de encerrar o prazo para o concurso de fotografia, ele não esperava que seria o primeiro colocado. Dias depois, veio a surpresa do resultado. “Veio resultado no WhatsApp, eu vi e não acreditei. Fui rapidamente nas redes do Centro Cultural Vale Maranhão e lá estava o meu nome em primeiro lugar”, relembra.
Raízes
Com a premiação, Eliton pretende comprar uma câmera nova, para continuar compartilhando suas raízes e a história do seu povo por meio da arte de fotografar.
Somos do povo Pyhcopcatiji Gavião-MA, A área Pyhcopcatiji é muito pequena, nós estamos lutando para ampliar. É uma área muito pequena e muito devastada pelos não indígenasEliton Paacy Gavião
Indígenas.BR
O Indígenas.Br é um festival criado pelo CCVM para destacar a produção artística e cultural indígena. Este ano, não foi possível ser realizado em virtude da crise sanitária.
Por isso, foi criado o prêmio de fotografia para continuar a expandir o conhecimento sobre essa produção e apoiar sua divulgação. O prêmio é voltado exclusivamente a fotógrafas e fotógrafos indígenas de todas as cinco regiões brasileiras.
Lista completa dos vencedores
1º lugar
Eliton Paacy Sansão Moreira Gavião – Povo Pyhcopcatiji Gavião – MA
2º lugar
Djuena Tikuna – Povo Tikuna – AM
Demais premiados
Aldo Ferreira – Povo Mbya-Guarani – RS
Cleber Kronūn Kaingang – Povo Kaingang – PR
Débora Evellyn Silva de Lima – Povo Anacé – CE
Edivan Guajajara – Povo Guajajara – MA
Ítalo Mongconãnn – Povo Laklãnõ/ Xokleng – SC
Jõprykatyre Sales Jõkantytyre – Povo Gavião – PA
Júlia Ribeiro – Povo Guajará – PA
Kamatxi Ikpeng – Povo Ikpeng – MT
Oreme Ikpeng – Povo Ikpeng – MT
Otávio Kaxixó – Povo Kaxixó – MG
Paulo Desana – Povo Desana – AM
Pepyaká Krikati – Povo Krikati – MA
Rafaela Anacé – Povo Anacé – CE
Santos Gomes Guajajara – Povo Guajajara – MA
Telmiston Pereira Carvalho Filho Guajajara – Povo Guajajara – MA
Thoyane Matos – Povo Fulni-ô – PE
Tiago Tikuna – Povo Tikuna – AM
Vanda Lucia Roseno Batista – Povo Kariri – CE
Saiba Mais
- São Luís será contemplada com projeto de valorização e salvaguarda da memória dos povos originários brasileiros
- Terras indígenas sofrem mais com analfabetismo e domicílio precário
- Indígena Krikati é encontrada morta em Montes Altos, no Maranhão
- Casos de assassinatos de indígenas aumentaram 37,5% no Maranhão, diz levantamento
- Ao menos 208 indígenas foram assassinados no Brasil em 2023
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.