Até o dia 16 de maio

Festa do Divino Espírito Santo começa, hoje, em Alcântara

Fique por dentro da programação cultural da festa deste ano.
Na Mira04/05/2016 às 09h11

ALCÂNTARA - A partir de hoje (4), ocorre a Festa do Divino Espírito Santo, em Alcântara, às 15h, com a passeata e levantamento do Mastro da Imperatriz Rita de Cássia - e segue com programação até o dia 16 de maio. No último dia, haverá a entrega dos postos aos novos festeiros de 2017.

Considerada a festa mais famosa do Estado, a Festa do Divino de Alcântara contará com a alvorada das caixeiras e músicos no mastro do Império no dia 5, às 5h. Em seguida, às 9h, será celebrada uma missa solene na Igreja Nossa Senhora do Carmo com a coroação da Imperatriz Rita de Cássia Fonseca Lobato, e, depois, haverá uma passeata do cortejo pelas ruas da sede. No mesmo dia, no período vespertino, às 15h30, ocorrerá a prisão dos mordomos pelo Império. Clique aqui e saiba mais.

Programação completa

No dia 6, às 15h, a programação seguirá com passeata e levantamento do mastro da mordoma-régia Maria da Graça Oliveira Lacerda e, às 20h, terá ladainha na Igreja do Carmo. Já no sábado do meio (7), a programação começará às 5h, com a alvorada das caixeiras e músicos no mastro da mordoma-régia, seguida de missa na Igreja do Carmo, às 19h30. Já às 21h, haverá a visita da mordoma régia Maria das Graças Oliveira Lacerda ao Império. No domingo do meio (8), às 9h, terá início a missa solene na Igreja do Carmo, em seguida visita do Império aos mordomos.

Na segunda-feira (9), às 19h30, terá missa na Igreja do Carmo e, ás 20h, a visita do mordomo-baixo Halerson Lemos Nunes ao Império, seguido da visita da mordoma-baixa Ana Cléa Campos Brito ao Império. Na terça, 10 de maio, às 19h30 haverá missa na Igreja do Carmo e, às 20h, a visita da mordoma-baixa Dulcimar Teixeira Leite ao Império, e, às 21h, a visita ao Império será feita pelo mordomo-baixo Nallison Bruno Teixeira Loiola. Na quarta (11), às 19h30, terá missa na Igreja do Carmo.

Em seguida, às 20h, a mordoma-baixa Eliana da Conceição Ferreira Lima visitará o Império e, às 21h, haverá a visita do mordomo-baixo Carlos Adriano Macedo Mendes ao Imperio. Na quinta-feira (12), a programação será aberta com missa na Igreja do Carmo, às 19h30, seguida da visita ao Império pelo mordomo-baixo Gerson Luis Sousa Silva, às 20h, e da Mordoma Baixa Ernestina Ruth Fortes Boueres, às 21h.

Na sexta-feira (13), a festa começará às 15h30, com a corrida dos bois pelas ruas da sede, às 19h30 haverá missa na Igreja do Carmo e às 21h, a mordoma Maria Fernanda Ferreira Ribeiro visitará o império. No sábado (14), às 9h, será aberta com a entrega das esmolas aos idosos, seguida de missão na Igreja do Carmo, às 19h30, e visita da Imperatriz Rita de Cássia Fonseca Lobato aos mordomos, às 21h30. No domingo (15), às 9h, missa na Igreja do Carmo e cortejo do Império e mordomo pelas ruas da cidade, retornando a Casa do Divino, procissão da Santa Croa, às 17h, e a leitura do Peloro para os festeiros de 2017. Na segunda-feira (16) de maio, às 9h, a festa será encerrada com a entrega dos postos aos festeiros de 2017.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.