SÃO LUÍS - Com o intuito de promover discussões acerca do ensino profissional e debates sobre a atualidade, ocorre bienalmente o Youth Camp, evento que antecede o Congresso Internacional das Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, para a sigla em inglês). Este ano, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) esteve em destaque no evento, representado pelo estudante Jefferson Pinheiro, aluno do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Alcântara.
O Youth Camp foi realizado entre os dias 19 e 25 de setembro, em Vitória (ES) e reuniu 39 estudantes, sendo 9 deles estrangeiros. Com o tema O estudante da Educação Profissional e Tecnológica no século XXI, o evento promoveu várias atividades, tais como dinâmicas de grupo, pesquisas, produção de vídeos, além de discussões com temas da atualidade.
O estudante Jefferson conta que a ideia de participar do evento veio da professora de inglês do Campus Alcântara, Clécia Assunção. A seleção foi realizada por meio de duas etapas, uma estadual e uma nacional, em que os participantes deveriam escrever um texto explicando por que eles deveriam participar do Youth Camp. “Para a preparação do evento, montamos um programa via WhatsApp, que focava no diálogo da língua estrangeira. Assim, eu teria que me adaptar para poder participar de uma maneira mais eficiente”, explicou o estudante.
Clécia Assunção explicou que inicialmente foram selecionados quatro alunos do IFMA dos campi Alcântara (2), São Luís – Monte Castelo e Caxias e, na etapa regional, Jefferson foi o escolhido. “Esse é um evento muito importante, pois discute a melhoria da educação neste século e a integração e troca de experiência de alunos de várias nacionalidades. É uma experiência muito rica não só para o aluno, mas também para o nosso campus. É, também, uma forma de incentivar os alunos a estudar e correr atrás dos seus objetivos”, avaliou a professora.
Eu aprendi que independentemente da sua classe social, do lugar onde se vive ou da escola que você participa, você nunca deve desistir daquilo que almeja na vida, pois tudo isso depende de uma pessoa para acontecer: você mesmo. Existem muitas falhas na educação do Brasil, mas somos privilegiados por participarmos de uma das melhores redes de ensino do país, a Rede FederalJefferson Pinheiro, aluno do IFMA
Jefferson Pinheiro destacou que o Youth Camp foi muito produtivo pela integração com os outros estudantes, pelas discussões produzidas e, também, pela experiência de vida que possibilitou.
Saiba Mais
- Maranhense aprovada em cinco universidades dos EUA fala sobre rotina e desafios no exterior
- Estudante maranhense é premiado pelo ITA e considerado 'prodígio' em competição internacional
- Aprovada em cinco universidades dos EUA, maranhense de 17 anos faz campanha para arrecadar fundos e custear estudos no exterior
- Pela 2ª vez, estudante maranhense representará o Estado no Programa Jovens Embaixadores, nos EUA
- Estudante maranhense conquista 1º lugar em concurso Internacional de Cartas/Etapa Regional
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.