Em Açailândia

Artistas maranhenses levam a beleza da arte urbana

Após serem capacitados, cinco artistas maranhenses finalistas do Projeto Arte em Cores, revitalizam praça pública no município.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
 Resultado da obra ganha a admiração de moradores de Açailândia. (Foto: Divulgação)
Resultado da obra ganha a admiração de moradores de Açailândia. (Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA - Trazer vida e alegria a um espaço público por meio da arte urbana. Essa foi a missão aceita por 5 artistas maranhenses finalistas do Projeto Arte em Cores. Várias expressões artísticas como o graffiti, stencill e muralismo influenciaram a obra que revitalizou a praça da rodoviária, no município de Açailândia, A pintura coletiva representou a última etapa do Projeto que, por meses, incentivou, capacitou e premiou artistas de diversos municípios do Maranhão e do Pará.

Filha de Açailândia, a artista plástica Leane de Sousa da Silva, agradeceu a oportunidade de fazer parte do projeto. "Eu nem imaginava chegar à final com tanta gente talentosa. Ser a única mulher na final e poder contribuir embelezando minha cidade, me deu ainda mais orgulho. Nos tornamos uma família desde o início e nos ajudamos mutuamente. O sentimento é de gratidão por todo conhecimento adquirido e pelas amizades que levarei para a vida", disse.

O resultado do trabalho no espaço público foi percebido e elogiado por moradores da região. "É impressionante o impacto visual para quem está de passagem. O que antes era apenas uma praça agora pode ser tornar um cartão de visitas da cidade. Deu alegria e orgulho ver algo tão bonito onde eu moro", elogiou o motorista de aplicativo, Francisco das Chagas.

A gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, ressaltou a importância do investimento em arte e cultura e, principalmente, o incentivo aos artistas. "O legado dessa obra entregue para toda a população de Açailândia é a coroação de um projeto que, mesmo com as dificuldades de realização por causa da pandemia, atingiu seu objetivo. Ganham os artistas que foram capacitados e agora podem dar visibilidade às suas obras e ganha a população com a beleza da arte urbana em sua cidade", destacou.

 Paredes e comércios em volta da praça ganharam vida nova com obras artísticas. (Foto: Divulgação)
Paredes e comércios em volta da praça ganharam vida nova com obras artísticas. (Foto: Divulgação)

Sobre o Projeto Arte em Cores

Criado para promover a cultura e arte de rua em municípios do Maranhão e Pará, o Projeto Arte em Cores tem como carro chefe a arte urbana produzida intencionalmente para interferir em espaços externos das cidades, sobre o mobiliário urbano. Na etapa inicial mais de 140 projetos de artistas foram inscritos.

Destes, 50 artistas, sendo 25 do MA e 25 do Pará, foram selecionados e capacitados de maneira virtual por meio de oficinas online,. Durante a capacitação, os artistas receberam um incentivo de premiação no valor de R$1 mil, além de todo o material necessário para produzir as obras. Para conhecê-las, basta acessar a galeria virtual no endereço www.arteemcores.art.br .

Já na etapa final, 10 artistas, sendo 5 de cada estado, foram selecionados para uma produção coletiva em espaços públicos nos municípios de Açailândia-MA e Marabá-PA e receberam a premiação no valor de R$2,5 mil.

O Arte em Cores é um projeto viabilizado Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Vale, realizado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura e Vivas, e apoio do Centro Cultural Tatajuba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.