AÇAILÂNDIA – Turnê de grande sucesso no Norte e Nordeste do Brasil! Assim tem sido a repercussão da circulação do espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, do Rio de Janeiro, entre abril e julho deste ano. A peça conquistou o público e segue agora para sua reta final: após encantar os maranhenses na passagem por São Luís em abril, se prepara para concluir a turnê 2024 com uma sessão especial de encerramento, marcada para o município de Açailândia (MA), no próximo dia 14 de julho.
O espetáculo é um manifesto artístico contra a homofobia e toda intolerância na sociedade moderna, que discute questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBTQIA+ em geral. Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto (que celebra, em 2024, seus 35 anos de carreira) e direção de Dadado de Freitas, a peça é destaque nos palcos brasileiros desde 2019 e já foi assistida por mais de 20 mil espectadores.
A montagem “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, que inclusive recebeu os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações, reúne três solos escritos e interpretados por Leonardo Netto.
Os textos do espetáculo fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?
“Homofobia mata todo mundo: o pai que teve a orelha arrancada por beijar o filho, os irmãos que foram linchados por andarem abraçados. Não adianta achar que você está livre porque você não é gay. Vivemos um retrocesso de entendimento sobre isso, um conservadorismo estúpido. A população LGBTQIA+ no Brasil está alijada de quase 70 direitos previstos na Constituição”, ressalta Leonardo Netto, que abordou o tema por três instâncias distintas: a Escola, a Lei e o Estado.
No primeiro solo, “O Homem de Uniforme Escolar”, o público assiste a uma aula de bullying homofóbico. O segundo, “O Homem com a Pedra na Mão”, é o depoimento de um dos participantes da Revolta de Stonewall, que aconteceu em 1969, em Nova York. O terceiro, “O Homem no Congresso Nacional”, é o pronunciamento de um deputado gay e ativista na tribuna da Câmara.
A circulação de “3 Maneiras de Tocar no Assunto” nas regiões norte e nordeste tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.
Sessão especial em Açailândia
O sucesso da passagem de “3 Maneiras de Tocar no Assunto” por São Luís garantiu o retorno do espetáculo ao Maranhão – e para uma apresentação especial: marcar o encerramento da turnê 2024, com uma sessão gratuita no município de Açailândia (MA), no próximo dia 14 de julho (domingo).
A sessão única será realizada às 19h, de forma gratuita, no Teatro Municipal de Açailândia, localizado na Avenida Santa Luzia, nº 01, no Parque Sanremo. Os ingressos podem ser retirados no link e, também, presencialmente, na bilheteria do teatro (uma hora antes de cada sessão).
Com classificação indicativa de 14 anos e duração de 80 minutos, o drama conta com sessão 100% acessível: com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e local adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Trajetória do espetáculo
A peça “3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019, no Rio de Janeiro, com uma temporada de 3 meses no Teatro Poeirinha – em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga.
Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas em dois grandes eventos: no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório, em Porto Alegre; e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão.
Em julho de 2020, foi publicado o livro do texto da peça, por meio da Editora Livros Ilimitados – e está disponível no link: https://www.livrosilimitados.com.br/product-page/3-maneiras-de-tocar-no-assunto.
Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ.
Elenco e direção
O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é estrelado pelo ator Leonardo Netto (que também assina o texto da peça) e dirigido por Dadado de Freitas.
Ator, diretor e dramaturgo, Leonardo Netto estreou profissionalmente em 1989, dirigido por Amir Haddad. Integrou o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, companhia dirigida por Aderbal Freire-Filho e trabalhou com diretores como Gilberto Gawronski, Ana Kfouri, Jefferson Miranda, João Falcão, Luiz Arthur Nunes, Enrique Diaz, Celso Nunes e Christiane Jatahy. Como ator, estrelou as peças “Conselho de Classe” (dir. Bel Garcia e Susana Ribeiro), “A Santa Joana dos Matadouros” (dir. Marina Vianna e Diogo Liberano), “Entonces Bailemos” (dir. Martín Flores Cárdenas) e “3 Maneiras de Tocar no Assunto” (dir. Dadado de Freitas).
Na TV, Leonardo Netto se destacou nas séries “Magnífica 70”, “Me chama de Bruna” e na minissérie “Assédio” (Rede Globo). Já no cinema, estrelou “Em Nome da Lei”, de Sérgio Rezende, e “Três Verões”, de Sandra Kogut. Escreveu e dirigiu as peças “Para os que estão em casa” e “A ordem natural das coisas”, além de dirigir “Um dia a menos” (monólogo com a atriz Ana Beatriz Nogueira) e “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Sílvia Buarque e Guida Vianna. Recebeu os prêmios Cesgranrio de Melhor Ator e Texto e o APTR de Melhor Autor por “3 Maneiras de Tocar no Assunto” e o Cesgranrio de Melhor Texto por “A ordem natural das coisas”.
Já Dadado de Freitas, diretor, dramaturgo e ator, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e tem sua trajetória artística voltada à pesquisa dos corpos dissidentes e dos regimes de invisibilização. Diretor de “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, foi indicado aos Prêmios Cesgranrio e APTR de Melhor Direção. Dirige no Teatro de Extremos: “O Homossexual ou a dificuldade de se expressar” – com 13 indicações aos Prêmios Shell, Cesgranrio, APTR; e Questão de Crítica – e “Balé Ralé”.
Em 2021, dirigiu “A Doença do Outro” (solo escrito e interpretado por Ronaldo Serruya) e roteirizou e dirigiu as séries de radiodrama “A Mulher do Início do Mundo” e “O Viaduto”, e a série de teleteatro “Tônia, um corpo político”, para o Itaú Cultural. É colaborador do projeto artístico e transdisciplinar “Museu do Meninos” desde 2019; dirigiu “Sem Título para uma Radiocoreografia”, em parceria com o Festival Panorama, e a performance “Arqueologias do Futuro”.
Outros destaques de Fabiano Dadado de Freitas foram: a preparação do elenco da série “Dias Perfeitos” (Globoplay) e a direção do videoclipe da canção “Meu coração é brega”, de Fafá de Belém.
Saiba Mais
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