Qualificação

Abertas as inscrições para a oficina gratuita de elaboração de projetos culturais em Açailândia

A capacitação integra o Movimenta Cultura, ação formativa itinerante que volta à cidade; interessados podem se inscrever até 20 de fevereiro. 

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 06/02/2024 às 10h59
Ao final do curso, o estudante receberão certificado.
Ao final do curso, o estudante receberão certificado. (Foto: Divulgação)

AÇAILÂNDIA - estores, produtores, fazedores de cultura e interessados em trabalhar no setor cultural poderão buscar qualificação gratuita em Açailândia com a oficina “Elaboração de Projetos Culturais Módulo 2”, que faz parte do Movimenta Cultura. A ação formativa itinerante na área da Gestão Cultural é promovida pelo Centro Cultural Tatajuba e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. 

As inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro, por formulário eletrônico. São disponibilizadas 15 vagas. Os selecionados receberão apostila, ecobag, camiseta, alimentação durante os encontros e, além disso, o Movimenta Cultura oferece serviços de acessibilidade sob demanda. Ao final do curso, o participante também recebe um certificado.

As aulas serão realizadas de 26 de fevereiro a 1º de março, das 18h às 22h, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), localizado no Jardim Glória, em Açailândia (Avenida Contorno D, Quadra 38, s/nº). Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp: (99) 98407-5031 e pelas redes sociais.

O jornalista, DJ e produtor executivo Gustavo Zubreu será o professor da oficina, guiando os participantes sobre os processos de execução de um projeto cultural incentivado, desde a gestão de sua realização até a prestação de contas. O conteúdo abrange a importância do planejamento e de readequações à realidade, formalização, recursos humanos e materiais necessários para a produção, gestão dos prazos e recursos financeiros, acesso dos mais variados públicos aos produtos e a importância da organização e registro de atividades para a prestação de contas. 

“As oficinas do Movimenta Cultura são ótimas pontes entre as pessoas que trabalham ou querem trabalhar na área cultural. Os encontros permitem formar grupos com múltiplas competências, o que ajuda muito no desenvolvimento do curso e dos projetos de cada empreendedor. A capacitação é um passo além da elaboração do projeto para leis de incentivo e traz uma visão mais ampla para o agente de cultura, com uma base firme para conhecer todo o processo”, antecipou Gustavo Zubreu.

Movimenta Cultura

O Movimenta Cultura está ofertando cerca de 60 oficinas, desde o início do segundo semestre de 2023 até março de 2024, atendendo mais de 25 cidades nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. A proposta é apostar na cultura como ferramenta para o desenvolvimento regional, realizando ações integradas entre a economia da cultura e as indústrias criativas do Brasil. O projeto auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, pois circula de forma descentralizada.

No Maranhão, estão sendo beneficiados os municípios de Bom Jesus das Selvas, Alto Alegre do Pindaré, São Luís, Açailândia, Santa Rita, Itapecuru-Mirim e Bacabeira. O Movimenta Cultura é promovido pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Centro Cultural Tatajuba 

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.