Em meio à guerra

Trem com brasileiros deixa Kiev, na Ucrânia, em "evacuação de emergência"

A "evacuação de emergência" foi necessária em razão dos ataques da Rússia e invasão na Ucrânia.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 26/03/2022 às 18h14
(Foto: Reprodução/Embaixada Brasileira em Kiev)

KIEV - Brasileiros que estavam na Ucrânia deixaram a capital do país de trem por volta das 17h (horário de Brasília) dessa sexta-feira (25). No local, já era noite, 22h, quando eles partiram com destino é a Chernivtsi, cidade no oeste do país, a 535 km de Kiev, nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia.

Esta "evacuação de emergência", como foi chamada pela Embaixada do Brasil em Kiev, foi necessária em razão dos ataques da Rússia e invasão na Ucrânia.

Os brasileiros não pagaram passagem. O plano de retirada dos brasileiros já havia sido adiantado na quinta (24) pelo secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho.

A prioridade de embarque foi dada a mulheres, crianças e idosos. Quem não pôde embarcar, recebeu a orientação para permanecer em casa, aguardando novas instruções da embaixada. Não há informação sobre novas retiradas. De acordo com o Itamaraty, 500 brasileiros vivem na Ucrânia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.