Apelo

Papa Francisco pede às autoridades que facilitem adoção

Ele falou na primeira audiência-geral de 2022, no Vaticano.

Agência Brasil

Atualizada em 26/03/2022 às 18h42
O papa refletiu sobre a figura de São José e a paternidade.
O papa refletiu sobre a figura de São José e a paternidade. (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)

CIDADE DO VATICANO - O papa Francisco pediu hoje (5) às autoridades que simplifiquem os procedimentos de adoção e apelou aos casais para que tenham mais filhos, em mensagem na primeira audiência-geral de 2022 no Vaticano.

"Desejo que as instituições estejam sempre dispostas a ajudar, observando com seriedade, mas também simplificando os procedimentos necessários para que se realize o sonho de tantos pequeninos que precisam de uma família e de tantos cônjuges que querem dar amor", disse.

Diante de dezenas de pessoas reunidas na Sala Paulo VI do Vaticano, durante a audiência-geral que contou com um número surpreendente de circo, o papa refletiu sobre a figura de São José e a paternidade.

Ele acrescentou que "ter um filho é sempre um risco, mas não o ter é ainda mais", lembrando que a civilização é hoje "um pouco órfã".

Francisco destacou que a adoção "não é um vínculo secundário" e que essa escolha "está entre as formas mais elevadas de amor e paternidade".

"Não se deve ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o 'risco' do acolhimento. Espero que as instituições estejam sempre dispostas a ajudar nesse sentido, monitorando seriamente, mas também simplificando o procedimento necessário. Realizar o sonho de tantos pequeninos que precisam de uma família", disse.

Ao fim da audiência, um grupo de integrantes do circo Ronny Roller, que se encontra em Roma, apresentou, diante do pontífice, uma peça que incluiu malabarismos, exercícios de ginástica e música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.