Baixo risco

Destroços de foguete chinês devem cair na Terra sábado

No momento não há previsão para queda em locais habitados.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O Long March 5B foi lançado no dia 29 de abril.
O Long March 5B foi lançado no dia 29 de abril. (Foto: Reuters)

Os destroços do foguete chinês "Long March 5B" devem cair na Terra no sábado (8). A maior parte dos destroços queimará na entrada da nossa atmosfera, outra pequena porção deve atingir a superfície em território americano, mas a previsão é de que caia em áreas sem atividade humana.

O Long March 5B foi lançado no dia 29 de abril, na ilha de Hainan, sul da China. Sua missão era colocar em órbita o primeiro módulo da estação espacial chinesa. A missão tinha dois estágios, o primeiro é projetado para aguentar o atrito com a atmosfera na saída da Terra, e o segundo é a operação em altas atitudes.

Após a primeira fase, a peça foi descartada em uma órbita elíptica ao redor da Terra. Os destroços estão cada vez mais próximos e de acordo com Wang Yanan, editor-chefe da revista espacial Aerospace Knowledge,, "A maior parte dos destroços queimará durante a reentrada, deixando apenas uma pequena porção que pode cair no chão, e provavelmente pousará em áreas longe de atividades humanas ou no oceano".

Wang Yanan disse também que todas as medidas estão sendo tomadas e a China está tomando todas as providências para evitar danos aos navios que passem pelo local no momento da queda.

Apesar das informações chinesas sobre a queda dos destroços, o Departamento de Defesa dos EUA considera que todos os destroços são uma ameaça em potencial e fará o acompanhamento diário sobre a localização do foguete.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.