Alerta

Cientistas da China descobrem novo vírus da gripe com potencial de pandemia

Vírus tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Porcos são os hospedeiros da nova cepa do vírus da gripe, descoberto na China.
Porcos são os hospedeiros da nova cepa do vírus da gripe, descoberto na China. (Divulgação)

PEQUIM (CHINA) - Uma nova cepa do vírus da gripe, com potencial de causar uma pandemia, foi identificada na China. A descrição do novo vírus foi relatada na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Chamado de G4, o vírus é derivado da cepa H1N1, que causou uma pandemia em 2009.

De acordo com os pesquisadores, a linhagem do vírus é recente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, sofrer uma mutação maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, resultando em um novo surto global como o novo coronavírus (Covid-19).

O professor Kin-Chow Chang, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse ao canal BBC que o vírus ainda não representa grande ameaça, mas a possibilidade de mutação não pode ser descartada e a monitoração precisa ser constante. "No momento estamos distraídos com o coronavírus, e com razão. Porém, não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos", afirma Chang.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.