PEQUIM (CHINA) - Uma nova cepa do vírus da gripe, com potencial de causar uma pandemia, foi identificada na China. A descrição do novo vírus foi relatada na revista científica PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Chamado de G4, o vírus é derivado da cepa H1N1, que causou uma pandemia em 2009.
De acordo com os pesquisadores, a linhagem do vírus é recente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, sofrer uma mutação maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, resultando em um novo surto global como o novo coronavírus (Covid-19).
O professor Kin-Chow Chang, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse ao canal BBC que o vírus ainda não representa grande ameaça, mas a possibilidade de mutação não pode ser descartada e a monitoração precisa ser constante. "No momento estamos distraídos com o coronavírus, e com razão. Porém, não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos", afirma Chang.
Saiba Mais
- Estudo genético na Maré mostra evolução da Covid-19 com impacto global
- Novo coronavírus 'com potencial pandêmico' é descoberto na China
- Diagnóstico de Covid longa passa despercebido nos serviços de saúde
- Casos de covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.