Tecnologia

Após quase cinco anos de viagem, sonda da Nasa chega a Júpiter

Esta é a primeira vez que um artefato desse tipo entra na órbita do planeta.

Paula Laboissière / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
A viagem da sonda Juno, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos.
A viagem da sonda Juno, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. ( Foto: Divulgação / Nasa)

BRASÍLIA - A sonda Juno, da agência espacial norte-americana Nasa, chega nesta segunda-feira (4) ao planeta Júpiter, conforme divulgado pelo órgão. Esta é a primeira vez que um artefato desse tipo entra na órbita do planeta. A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos.

Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta. Uma vez na órbita de Júpiter, a sonda dará 37 voltas ao redor do planeta num período estimado em 20 meses, percorrendo cerca de 5 mil quilômetros.

“Esta é a primeira nave a orbitar os polos de Júpiter, fornecendo novas respostas para mistérios em curso relacionados ao núcleo do planeta, composição e campos magnéticos”, destacou a Nasa em comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.