SÃO LUÍS – Em entrevista ao Ponto Final, da Mirante News FM, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, falou sobre a situação da greve de ônibus. Ele afirmou que os benefícios e reajuste salarial foram acordados entre o Governo do Estado e motoristas e que, para ele, foi uma surpresa os ônibus urbanos não estarem nas ruas desta sexta-feira (6).
Leia também:
Greve de ônibus deveria acabar, mas frota urbana segue parada em São Luís
Somente ônibus semiurbanos estão rodando, mas param fora dos terminais
“Não estamos mais em fase de conciliação, estamos em fase de descumprimento de acordo”, declarou o desembargador sobre a greve. “Eu garanto à população que as medidas estão sendo tomadas, são medidas amargas, duras, que precisam ser tomadas”, completou.
Ouça.
Greve de ônibus deveria acabar, mas frota urbana está parada
Apenas os ônibus semiurbanos estão circulando na Grande São Luís nesta sexta-feira (6). Mesmo assim, os coletivos não entram nos terminais de integração para embarque e desembarque de passageiros, o que tem provocado dificuldades no deslocamento na capital e região metropolitana.
Mesmo após a decisão que encerraria oficialmente a greve dos ônibus, os rodoviários do sistema urbano de São Luís não retomaram as atividades na manhã desta sexta-feira (6). Apenas os ônibus semiurbanos estão circulando, e ainda assim sem entrar nos terminais de integração.
A expectativa era de normalização do transporte público após o anúncio do fim da paralisação. Uma decisão anunciada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) determinou para os rodoviários do sistema urbano a aplicação do mesmo reajuste salarial concedido aos do semiurbano, ou seja, 5,5%. Com isso, a categoria passaria a ter aumento de R$ 151 no salário e pouco mais de R$ 40 no tíquete-alimentação.
Sem a entrada dos semiurbanos nos terminais, passageiros enfrentam dificuldades para fazer integração e vivem um clima de incerteza ao sair de casa, sem garantia de conseguir completar o trajeto até o destino final.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o horário ou as condições para a retomada total do serviço no sistema urbano da capital maranhense.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.