SÃO LUÍS – No Atualidades desta quarta-feira (28), o debate foi dedicado ao Dia Internacional da Proteção de Dados, data que reforça a importância da privacidade e da segurança das informações pessoais no ambiente digital. A Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor em 2020 e estabeleceu regras para a coleta, o uso, o armazenamento e o compartilhamento de dados no Brasil, diante do avanço da digitalização das relações sociais e econômicas.
Os advogados Rômulo Frota e Ivane Rodrigues destacaram que a LGPD é resultado de um processo histórico marcado por vazamentos de dados e violações de privacidade, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. Segundo os especialistas, a lei busca equilibrar inovação e proteção de direitos, garantindo mais transparência, segurança jurídica e responsabilidade no tratamento de dados pessoais por empresas e órgãos públicos.
“Essa utilização indevida de dados, de imagem, de qualquer coisa que identifique uma pessoa, ela ficou muito desordenada no mundo digital e isso trouxe exposição demasiada, tanto quanto a privacidade, a intimidade e também uma desordenação nas relações comerciais, então essa proteção desses dados, ela vem de uma forma bem ampla para abranger todas essas situações” explicou Ivane Rodrigues.
Veja.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.