SÃO LUÍS – O mercado imobiliário do Maranhão acompanha uma tendência nacional que vem ganhando força no setor financeiro: a tokenização de imóveis. A partir dessa tecnologia, propriedades físicas passam a ser divididas em frações digitais, permitindo que investidores entrem no mercado com valores inferiores a R$ 100. Durante o Atualidades desta terça-feira, o consultor e especialista em tokenização Felipe Ribeiro Fernandes, diz o modelo surge como alternativa para democratizar o acesso a um setor historicamente restrito a quem dispõe de alto capital, já que mais de 70% da população brasileira não consegue investir em imóveis pelos meios tradicionais.
“Na verdade, a tokenização é uma democratização do investimento. Antigamente você precisava, ‘ah, vou comprar um lote, tenho que ter tantos mil de entrada, tenho que ter tantos mil para poder dar a parcela’, e agora você pode dividir isso com outras pessoas. E essa que é a grande oportunidade, todo mundo pode entrar” disse Felipe Ribeiro Fernandes.
Investimento acessível e novos desafios
Os corretores de imóveis Rogério Mouchrek e Dayse Araújo destacam que a tokenização reduz burocracias e amplia as possibilidades de investimento, especialmente para pequenos investidores interessados em diversificar aplicações. Apesar das vantagens, o modelo também exige atenção aos riscos, como a escolha da plataforma, a regularização jurídica e a compreensão do funcionamento dos ativos digitais. Em expansão no Brasil, a tokenização já impacta a economia, o setor imobiliário e a educação financeira, apontando para uma nova forma de relação entre investidores e o mercado de imóveis.
Veja.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.