ATUALIDADES

Contas de começo de ano: como organizar o bolso e fugir do endividamento

Economista destaca organização, controle de gastos e escolhas conscientes como estratégias para enfrentar despesas típicas do começo do ano.

Mirante News FM

Wagner Matos em entrevista no Atualidades, com Marcelo Rodrigues.
Wagner Matos em entrevista no Atualidades, com Marcelo Rodrigues. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O Atualidades desta terça-feira (13) debateu a importância do planejamento econômico no início do ano, período marcado pela concentração de despesas que impactam diretamente o orçamento das famílias. O economista Wagner Matos destacou que gastos como IPVA, licenciamento de veículos, material e matrícula escolar, impostos e reajustes em contas fixas exigem organização prévia para evitar o endividamento logo nos primeiros meses.

Segundo ele, listar todas as despesas obrigatórias e visualizar prazos e valores é o primeiro passo para manter o controle financeiro. Estratégias como pesquisar preços, reaproveitar materiais e acompanhar calendários de impostos também foram apontadas como fundamentais.

“Hoje, com a internet e com os aplicativos,  você pode comparar os preços. Então, hoje, a gente desenvolveu esse hábito muito forte. De tudo que a gente for comprar, a gente olha primeiro na rede social ou na internet para você ter uma noção de comparação com a loja física e com o preço que está sendo praticado” explicou o especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.