ATUALIDADES

Fibromialgia: Sintomas, diagnóstico, tratamento e direitos das pessoas com fibromialgia

Especialistas abordam impactos da doença, cuidado multidisciplinar e avanços na legislação brasileira.

Mirante News FM

Maria do Carmo Lacerda e Simone Eli em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues.
Maria do Carmo Lacerda e Simone Eli em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O Atualidades desta sexta-feira (9) debateu a fibromialgia sob a perspectiva da saúde e dos direitos das pessoas diagnosticadas com a condição. Participaram da conversa Simone Eli, presidente e fundadora da Associação Maranhense de Fibromiálgicos, e a reumatologista Maria do Carmo Lacerda, do UDI Hospital Rede D’Or.

As entrevistadas explicaram que a fibromialgia é uma doença crônica marcada por dor musculoesquelética generalizada, fadiga intensa, distúrbios do sono e alterações cognitivas, fatores que impactam diretamente a saúde emocional, a vida social e a capacidade laboral dos pacientes, além de dificultarem o diagnóstico ao longo dos anos.

“A fibromialgia, para esclarecer, é uma síndrome disfuncional. Então, a dificuldade de diagnóstico é grande porque não há dados objetivos do ponto de vista de exames laboratoriais e nem exames de imagem. Os exames, eles devem ser solicitados para que a gente possa afastar outras causas para aqueles sinais e sintomas” esclareceu Maria do Carmo Lacerda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.