Volta às aulas reforça a importância do acolhimento e da segurança emocional no ambiente escolar
Especialistas destacam que o retorno escolar vai além do material didático e envolve emoções, vínculos e adaptação gradual de crianças, adolescentes e famílias.
SÃO LUÍS - O programa Atualidades nesta manhã (05), debateu como o retorno ao ambiente escolar impacta a rotina familiar e o emocional de crianças e adolescentes, reunindo a psicóloga Aline Branco, a diretora escolar Mônica Magalhães e a supervisora escolar Natália Rocha. Durante a entrevista, Aline destacou a importância da preparação emocional nesse período: “A gente precisa já pensar em estruturar uma rotina antecipadamente para não ter sofrimento”.
Rotina leve e vínculo afetivo no retorno escolar
O retorno escolar exige uma adaptação gradual e sem sobrecargas, especialmente nos primeiros dias, conforme explicou Natália Rocha. De acordo com a supervisora, “a primeira semana seja uma semana leve e tranquila para eles", ressaltando que o foco inicial não deve ser apenas o conteúdo pedagógico, mas também a escuta, o afeto e a construção de um ambiente seguro. Para ela, o fortalecimento do vínculo entre escola, alunos e famílias é fundamental para que a adaptação aconteça de forma leve e emocionalmente saudável.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.