RESENHA

Juca Baleia: personagem folclórico do futebol maranhense

Em entrevista ao Resenha, o ex-goleiro do Sampaio Corrêa relembra início no esporte e como virou uma figura lendária no futebol local.

Mirante News FM

Atualizada em 19/11/2025 às 20h29
O ex-goleiro, Juca Baleia (Juvenal Marinho dos Passos), durante entrevista ao Resenha com Afonso Diniz, Tércio Dominici e João Ricardo.
O ex-goleiro, Juca Baleia (Juvenal Marinho dos Passos), durante entrevista ao Resenha com Afonso Diniz, Tércio Dominici e João Ricardo. (Mirante News)

SÃO LUÍS – Juvenal Marinho dos Passos, mais conhecido como Juca Baleia, atuou como goleiros nos times do Moto Club, Maranhão Atlético Clube (MAC), Expressinho e Sampaio Corrêa. Foi na grande Bolívia Querida que obteve suas maiores conquistas e ganhou notoriedade nacional em razão de boas apresentações na Copa do Brasil de 1992, período que o Sampaio Corrêa enfrentou o Palmeiras. 

Nesta quarta-feira (19), o ex-atleta relembrou a trajetória da sua carreira durante a entrevista ao programa Resenha, da Mirante News FM. Durante a conversa, Juca contou que começou no esporte como goleiro de handebol no antigo Colégio São Luís, onde o apelido “Baleia” nasceu entre amigos enquanto assistiam ao clássico filme “Moby Dick”

Ele lembrou da convivência com atletas marcantes da época, como Tião, e do impacto que o handebol teve na sua evolução: “O handebol me deu técnica, me ajudou a subir bem, a ter colocação. Foi dali que veio muita coisa que usei no futebol”, frisou Juca.

Assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.