ABRINDO O VERBO

Enem 2025: professores fazem projeções para o 2º dia do exame

Prova será no domingo (16) com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Mirante News FM

Atualizada em 14/11/2025 às 18h20
O coordenador pedagógico do Upaon-Açu, Bruno Costa, e os professores Alex Viegas e Edvan Félix durante entrevista ao Abrindo o Verbo.
O coordenador pedagógico do Upaon-Açu, Bruno Costa, e os professores Alex Viegas e Edvan Félix durante entrevista ao Abrindo o Verbo. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 acontece no domingo (16) e contará com 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física). Os candidatos terão das 13h30 às 18h30 para responder às perguntas questões, num total de cinco horas de prova.

No Maranhão, mais de 200 mil pessoas devem participar do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estado permanece entre os dez com maior número de inscritos no país. Nesta sexta-feira (14), o coordenador pedagógico do Upaon-Açu, Bruno Costa, e os professores Alex Viegas (Biologia) e Edvan Félix (Matemática) participaram do programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, comentando as expectativas, os principais conteúdos e as estratégias recomendadas para o segundo dia do Enem.

Projeções do 2° dia de Enem

Ao projetar temas prováveis para Ciências da Natureza, Alex Viegas, ressaltou o peso da atualidade no Enem, assuntos ligados ao meio ambiente e à COP30 devem ganhar espaço nas questões.

“Se eu fosse apostar, diria que a COP30 estará no Enem. Não como pergunta direta, mas pelos temas que orbitam isso: emergência climática, matriz energética, negacionismo climático e sustentabilidade. Essa discussão estará presente, porque influencia diretamente a vida no planeta e envolve conhecimentos que o aluno precisa dominar”, explicou.

Edvan Félix reforçou que, em Matemática, a contextualização e a integração de conteúdos permanecem como marcas da prova. Ele reforçou que o estudante precisa dominar interpretação de gráficos, raciocínio lógico e resolução de problemas.

“A Matemática do Enem conversa com o cotidiano. O aluno precisa entender gráficos, fazer conexões com temas sociais e trabalhar gestão de tempo. A prova é cansativa, mas quem começa pelas questões mais fáceis ganha segurança e rende melhor”, orientou.

Assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.