ATUALIDADES

Ceratocone: entenda causas, sintomas e tratamentos

Especialistas alertam: uma das principais causas da doença é coçar os olhos.

Mirante News FM

Roberta Farias e Mário Menezes em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos.
Roberta Farias e Mário Menezes em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O ceratocone é caracterizado pelo afinamento e deformação progressiva da córnea, que adquire formato de cone. A doença costuma surgir na adolescência e pode evoluir ao longo dos anos, levando a distorção visual, aumento do astigmatismo e, em casos graves, necessidade de transplante de córnea. Os oftalmologistas Roberta Farias e Mário Menezes dão dicas para os ouvintes evitarem esse problema e aconselham o acompanhamento de um especialista constantemente, para diagnóstico precoce. 

“Como nós temos dois olhos, você está enxergando de um lado, pode fazer com que você ache que tem uma visão boa, mas não tem, a outra tá com problema. E a partir que as duas começam a apresentar problema você vai tendo essa dificuldade” alerta Mário Menezes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.