ATUALIDADES

Planejamento sucessório: o que saber sobre inventário, partilha de bens e testamento

Advogadas explicam como a orientação jurídica pode prevenir conflitos e garantir direitos nas relações familiares e sucessórias

Mirante News FM

Marluce Duarte e Anne Kely Silva Muniz em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos.
Marluce Duarte e Anne Kely Silva Muniz em entrevista ao Atualidades, com Marcelo Rodrigues e Thiago Bastos. (Anna Clara Dias / Mirante News FM)

SÃO LUÍS – O Atualidades desta quarta-feira (12) discutiu temas que geram bastante dúvida: inventário extrajudicial, partilha, ação compulsória, usucapião, regulamentação de imóveis e testamento. As advogadas Marluce Duarte e Anne Kely Silva Muniz esclareceram questionamentos dos ouvintes destacaram a importância da prevenção de conflitos e da garantia de direitos dentro das relações pessoais.

"O usucapião por herdeiro pode ser usado quando o herdeiro continua no imóvel e passam 15 anos, ele vai por usucapião extraordinário […] mas existe o usucapião que não é feito por herdeiro, existe o usucapião de uma forma geral, que a pessoa tá lá no imóvel e se ele tiver o título, o contrato de gaveta, que é o contrato que você faz e não leva para registro, ele tem lá 10 anos com aquele título, ele pode usucapir aquele bem. Dependendo do imóvel, diminui ainda mais, ele pode usucapir com 5 anos, se for imóvel urbano e tiver 250m² " disse Marluce Duarte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.