ABRINDO O VERBO

"O relacionamento abusivo de hoje pode ser o feminicídio de amanhã", alerta Wanda Moura.

Durante a IX Semana Estadual de Combate ao Feminicídio, a chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil destacou a importância da denúncia e da conscientização.

Mirante News FM

Atualizada em 06/11/2025 às 18h56
A delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil, durante entrevista ao programa Abrindo o Verbo, com Rodrigo Bomfim.
A delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil, durante entrevista ao programa Abrindo o Verbo, com Rodrigo Bomfim. (David Bryan / Mirante News)

SÃO LUÍS – Durante todo o mês de novembro, as ações da IX Semana Estadual de Combate ao Feminicídio serão realizadas em todo o Maranhão, com foco na prevenção da violência contra a mulher. Somente neste ano, a polícia já registrou um total de 47 casos de feminicídio no estado. A delegada Wanda Moura, chefe do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo, nesta quarta-feira (6), conscientizando sobre o tema. 

“O relacionamento abusivo de hoje pode ser o feminicídio de amanhã", a afirmação da delegada integra a programação promovida pelo movimento Somos Todos Marianas, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e a Polícia Civil. A iniciativa busca ampliar o debate e fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência.

Programação e Homenagem 

A abertura do evento ocorreu na terça-feira (4), em uma escola no Maiobão, em Paço do Lumiar. Durante a semana, acontecerá ações educativas, palestras e a Corrida de Combate ao Feminicídio — marcada para o dia 15 de novembro, na Avenida Litorânea.

A corrida reforça o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído em memória da publicitária Mariana Costa, assassinada em 13 de novembro de 2016, no bairro Turu, na capital maranhense.

“A violência não começa com um tapa, mas com o controle, com a tentativa de isolar a mulher. É nesse ponto que a gente precisa agir”, destacou Wanda Moura.

Assista a entrevista na íntegra.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.