SÃO LUÍS – Turistas e maranhenses que andam pelo Centro Histórico da capital maranhense não deixam de encontrar vários monumentos públicos e casarões, que fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco, pichados.
A estátua do poeta, jornalista, historiador e escritor maranhense, João Francisco Lisboa, foi um dos pontos de depredação. O monumento está localizado na praça João Lisboa, na área central da capital maranhense. Um dos pontos de bastante movimento.
A fachada da Igreja do Carmo também foi pichada. Recentemente esse local sofreu uma reforma. A Igreja do Carmo, integrada ao convento é um dos templos católicos mais importantes e tradicionais de São Luís. O conjunto localiza-se numa área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1955.
Ainda é possível encontrar pichação na fachada de um dos casarões históricos, na rua Paz, no Centro. Populares disseram que uma mulher, nome não revelado, é uma das suspeitas de cometer esse tipo de vandalismo e teria se apresentado no Batalhão de Polícia Militar de Turismo, na Lagoa da Jansen.
Patrimônio Mundial
A cidade de São Luís é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. De acordo com o Iphan, o título recebido por São Luís em 6 de dezembro de 1997, em Nápoles, na Itália, foi devido à urbanidade e arquitetura rica e diversificada e pelo exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo.
O Centro Histórico de São Luís é composto por mais de mil casarões seculares, muitos deles erguidos nos séculos XVIII e XIX e revestidos com azulejaria tradicional portuguesa e influencia também da França Toda essa importância histórica também foi responsável pelo Tombamento da capital em 1974 pelo Iphan.
Mais informações com o repórter Wallace Brito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.