SÃO LUÍS - O Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, destaca a relevância desses profissionais para a saúde mental e o equilíbrio emocional em diferentes contextos da vida social. Em tempos de maior procura por apoio psicológico e crescente debate sobre políticas públicas de acesso, a data também traz à tona os desafios da valorização da categoria, da ampliação de serviços no SUS e da conscientização sobre a importância do cuidado com a mente. O tema ganha ainda mais força quando somado ao papel da psicopedagogia no processo de aprendizagem, mostrando que saúde mental e educação caminham lado a lado.
No Atualidades desta quarta-feira (27), participaram as psicólogas Elloisa Pires e Eduarda Bogéa, além da psicopedagoga Renata Levins. Cada uma trouxe olhares complementares sobre a profissão e sua influência no dia a dia das pessoas.
“Muitas vezes, no consultório, o paciente chega com o desejo de acabar com a ansiedade. Porém, a psicoeducação mostra que a ansiedade é uma resposta biológica preventiva, herdada, que nos protege de riscos. Se simplesmente a extinguíssemos, perderíamos mecanismos de segurança importantes, deixaríamos de estar atentos, de avaliar perigos e de nos preservar em situações do dia a dia” frisou a doutora Eduarda Bogéa.
Assista.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.