ABRINDO O VERBO

Médico aponta relação entre o uso de vape e o câncer de bexiga

Julho Roxo é o mês da conscientização do câncer de bexiga e o urologista Sérgio Moura foi um dos entrevistados do Abrindo o Verbo

Mirante News FM

Atualizada em 23/07/2025 às 16h50
O urologista Sérgio Moura, presidente da SBU-MA, em entrevista ao João Ricardo no programa Abrindo o Verbo.
O urologista Sérgio Moura, presidente da SBU-MA, em entrevista ao João Ricardo no programa Abrindo o Verbo. (Mirante News FM)

SÃO LUÍS – Criado com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de bexiga, o Julho Roxo reforça um debate necessário sobre uma doença que, em muitos casos, evolui de forma silenciosa. Nesta quarta-feira (23), o médico urologista Sérgio Moura, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Maranhão (SBU-MA), concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo, da Mirante News FM, para esclarecer dúvidas e ampliar o diálogo sobre o tema. 

O câncer de bexiga atinge, em sua maioria, pessoas acima dos 50 anos de idade. Um dos principais fatores de risco é o tabagismo. Entretanto, diante do aumento no uso de vapes, pods e cigarros eletrônicos entre os mais jovens, Sérgio Moura foi questionado sobre a possibilidade dessa faixa etária cair nos próximos anos.

“É possível. Hoje estão surgindo esses produtos novos e muita gente acha que o vape não vai trazer os malefícios do cigarro, mas muitas vezes ali você está mais exposto a substâncias químicas, a mais produtos químicos”, alertou o médico.

Assista.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.