SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta terça-feira (22), o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), Paulo Pires, falou sobre o novo sistema de bilhetagem eletrônica que será aplicado na capital maranhense.
“A bilhetagem eletrônica de São Luís funcionava já tem 20 anos, mas o que acontece? Ela precisava de uma atualização, assim como todos os aplicativos bancários, tudo isso teve uma renovação muito forte, principalmente depois da pandemia, onde as pessoas não querem lidar mais com o dinheiro vivo e isso é uma constatação, então a gente precisou se modernizar. Mas não foi tão simples assim a gente pensar que foi só um aplicativo que foi lançado. Se vocês terem uma ideia, a gente teve que trocar 400 mil cartões na cidade, porque os cartões anteriores não admitiam uma tecnologia mais nova, mais segura, então quando a gente fala de um aplicativo desses, ele tem essa dimensão, ele atinge toda a cidade, ele acaba chegando nos pontos mais difíceis e assim com uma vantagem, já não é preciso mais o usuário ter o cartão, ele não precisa mais enfrentar uma fila ou um processo mais difícil para colocar créditos nele, o aplicativo está aí para isso, para você ter uma carteira digital e a partir daquela carteira você pode acreditar num cartão que você tem ou pode gerar um QR Code para você andar se você não tiver o cartão, então é uma comodidade, é uma atualização já esperada pelo sistema de São Luís”, pontuou Paulo Pires.
O representante do SET ainda destacou como foi o processo de criação desse novo tipo de sistema de bilhetagem.
“Ela precisou antes de dois anos de preparo, foram dois anos de implantação de um novo sistema, muito seguro, reconhecido no mundo inteiro, então São Luís hoje conta com uma tecnologia muito avançada, agora isso tinha que chegar no usuário, como é que ele chega hoje? Ele chega via aplicativo, a gente não quer mais que ele fique em uma fila esperando para fazer uma compra de crédito, é uma coisa já muito ultrapassada e a gente precisava chegar nesse ponto aqui e as novas gerações já estão acostumadas com isso, engraçado a gente falar, fazer uma comparação com o sistema de banco, eu não fui esse ano, momento nenhum no banco, assim como muita gente não vai mais e era uma rotina de todos nós, então é o tipo de avanço que chega na nossa vida, a gente absorve ele muito rápido e a partir dali já faz parte, não pode parar de funcionar”, pontuou Paulo Pires.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) lançará na terça-feira (29) mais um serviço avançado da nova bilhetagem eletrônica.
Trata-se do aplicativo Bilhete Fácil SLZ, sistema eletrônico, via smartphone, para aquisição de créditos de transporte e acesso ao Sistema Municipal de Transporte Coletivo da Ilha de São Luís. Com o aplicativo, os usuários poderão fazer, de forma cômoda e rápida, a recarga dos seus cartões de transporte, pagando via pix, e pagar passagens por meio dos QR Codes disponibilizados nos validadores existentes nos Terminais de Integração e nos ônibus.
Por meio do aplicativo Bilhete Fácil SLZ, os usuários de Passe Fácil e estudantes (meia passagem) poderão fazer a recarga dos seus cartões de forma bem moderna, cômoda e segura. O valor mínimo a ser adquirido é de R$ 2,10 e os créditos têm validade de 365 dias, contados a partir da data da aquisição. Com o aplicativo também será possível fazer o cadastro do cartão para compra de recarga, valor a ser recarregado e escolha do meio de pagamento. O aplicativo não permitirá consultar saldos, créditos utilizados e movimentações, isso é feito nos próprios validadores. É um aplicativo para compra de créditos e pagamento de passagens. Não será possível fazer a recarga de vale-transporte, já que tal compra é feita pelas empresas ou órgãos públicos.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
- IDOMED e Edufor: Parceria fortalece ensino médico
- Governo amplia entrega de cartões e foca em capacitação de beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome
- Comportamento canino: importância do treino e educação
- Dr. Rômulo Marques destaca importância de obra em Cajapió
- Rosa Reis comanda Sarau de Bailados 2025 com cacuriá, música e tradição junina
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.