Pesquisadores da Universidade de Columbia desenvolveram uma vacina bacteriana que "educa" o sistema imunológico a destruir células cancerígenas.
Utilizando as propriedades naturais das bactérias de direcionar tumores, essa tecnologia pode ser personalizada para atacar tanto tumores primários quanto metástases de cada paciente, com a promessa de prevenir recorrências futuras.
O estudo, publicado na revista científica "Nature" nesta quarta-feira (16), usou modelos de camundongos com câncer colorretal avançado e melanoma. A vacina sobrecarregou o sistema imunológico para suprimir o crescimento de cânceres primários e metastáticos, sem causar danos às partes saudáveis do corpo.
Segundo os pesquisadores, essa abordagem é promissora especialmente em tumores sólidos avançados, que têm sido particularmente difíceis de tratar com outras imunoterapias. No experimento, a vacina controlou ou eliminou o crescimento dos tumores e aumentou a sobrevida dos camundongos.
Nicholas Arpaia, professor associado de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Columbia, explicou que cada câncer possui mutações genéticas únicas, o que diferencia as células tumorais das saudáveis. Com base nisso, eles programaram bactérias para identificar as mutações e atacar as células cancerígenas.
Embora os testes tenham sido realizados em camundongos, os cientistas estão otimistas quanto ao potencial de aplicação em seres humanos e acreditam que a tecnologia possa representar um avanço significativo em relação às vacinas contra o câncer desenvolvidas até agora.
Saiba Mais
- Cidades do Maranhão serão contempladas com unidades de saúde por meio do Novo PAC
- Expansão dos serviços de saúde mental ultrapassa meta prevista para 2024
- Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
- Combate à dengue precisa ser global, diz Nísia Trindade
- Procedimento "foi um sucesso" e presidente Lula já está conversando
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.