SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (2) o programa Atualidades discutiu os cuidados e os direitos da pessoa idosa. Para falar sobre este assunto, a advogada Ivane Rodrigues, o psicólogo Alexandro Cruz e o educador físico Rhomario Almeida, discutiram aspectos importantes e trouxeram orientações.
“A idade, o envelhecimento ele não é uma doença, ele é um direito personalíssimo. Isso quer dizer que todos nós temos direito a envelhecer com qualidade de vida, são direitos inerentes a dignidade à pessoa humana”, disse Ivane Rodrigues.
“O envelhecimento, muitas vezes, é marcado por essa limitação física, cognitiva, econômica, e a pessoa vai perdendo o papel, a sua função desse núcleo familiar”, afirmou Alexandro Cruz.
“Quando ele (pessoa idosa) começa a fazer aquela atividade, começa a se relacionar, que ele percebe uma progressão e uma evolução física, de conversação, de uma novo grupo abraçando a entrada dele, a gente observa uma evolução significativa”, frisou Rhomario Almeida.
Assista.
Saiba Mais
- Idoso luta para provar que está vivo após ser declarado morto por cartório e ter aposentadoria cancelada no Maranhão
- Estatuto do Idoso completa 20 anos
- Violência contra a pessoa idosa ainda é recorrente na capital
- No Dia do Idoso, médica dá dicas de como melhorar a qualidade do sono
- Idoso de 79 anos é morto dentro de casa em São José de Ribamar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.