ARRAIAL MIRANTE NEWS

Boi Brilho da Ilha anima festas de São João

Grupo cultural existe desde a década de 90

Mirante News FM

Mauro César Cesaris e Cláudio Sampaio, convidados da edição desta quarta-feira (26) do programa Arraial Mirante News
Mauro César Cesaris e Cláudio Sampaio, convidados da edição desta quarta-feira (26) do programa Arraial Mirante News (Mirante News FM)

SÃO LUÍS - O Boi Brilho da Ilha é sotaque de orquestra e surgiu no Ipase, em São Luís. Ele nasceu a partir de uma promessa feita por José Serra Sampaio, que é pai de Cláudia Sampaio e Cláudio Sampaio, atuais representantes do boi. O grupo conta com 120 componentes e neste ano traz o lema "Em busca dos amores perdidos pelos arraiais do Brasil e do mundo. 

O boi já se apresentou em 22 países, entre eles Portugal, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Áustria, México, Dubai, China e Itália. O boi já recebeu três premiações internacionais dos maiores festivais folclóricos da Europa e América Latina. Além disso, o Brilho da Ilha recebeu, também, o "Oscar" de grupo folclórico mais original do mundo, que foi conquistado na cidade italiana de Gorizia. Em 2005, o boi foi recebido pelo então papa Bento XVI.

Os integrantes do grupo Boi Brilho da Ilha, Cláudio Sampaio e Mauro César Cesaris, falaram sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Arraial Mirante News, da Rádio Mirante News FM.

"O Brilho da Ilha foi fundado há trinta e dois anos, e a gente nunca trabalhou com um tema, até porque eu acho que o bumba-meu-boi, o tema principal, é aquela história da língua do boi. Eu acho que, você colocar tema, você acaba fugindo um pouquinho da tradição do que é. Nada contra, eu acho que o folclore tem uma dinamicidade muito grande, mas o tema é em Busca dos Amores Perdidos nos Arraias de São Luís, que é a história de Catirina e Pai Francisco”, declarou Cláudio Sampaio.

"A nossa cultura é muito rica, é muito bela, ou seja, naquele período X, a valorização tem que ser maior, e trazer realmente o público que vem de fora, para ver aquilo que a gente tem a oferecer, que é muito lindo, que é muito rico, que é a nossa cultura, que é o boi”, afirmou Mauro César Cesaris.

Ouça a entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.