INICIATIVA

Casa das Pretas: representatividade, formação e empreendedorismo entrelaçados

Como o Coletivo Mulheres Negras da Periferia incentiva o afroempreendedorismo no

Mirante News FM

Atualizada em 05/06/2024 às 09h57
Coletivo Mulheres Negras da Periferia
Coletivo Mulheres Negras da Periferia (Rodrigo Bomfim e Alessandra Rodrigues/Mirante News FM)

A Rádio Mirante News FM ouviu Jéssica Souza, uma das diretoras do Centro Cultural Casa das Pretas, sede do Coletivo Mulheres Negras da Periferia, fundado em 2018 pela assistente social Julianna Costa, também conhecida como Ju do Coroadinho.

Jéssica Souza também é trancista afro profissional e empreendedora. Há dois anos, mantém com a sua irmã um salão de beleza intitulado Abayomi Tranças, cuja sede fica na Vila Natal, onde também reside.

O trabalho de Jessica foi traçado - ou entrelaçado - com o Coletivo Mulheres Negras da Periferia após atender uma cliente que também faz parte da iniciativa - e que logo tratou de convidar Jessica a se ingressar.

A partir daí, Jessica se tornou referência na comunidade. E agora, dentro do Coletivo, junto com as suas companheiras, implantou um curso de formação de trancistas e se tornou uma das instrutoras. Por meio do fomento do afroempreendedorismo na Casa das Pretas, mais de cinquenta mulheres pretas da região podem se profissionalizar anualmente e ter autonomia financeira.

Saiba mais sobre esse projeto na reportagem de Rodrigo Bomfim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.