Ontem, 23 de dezembro, o programa Deixa Eu Te Contar abordou um tema de grande relevância para este mês: "Dezembro Laranja: conscientização sobre o câncer de pele". Durante a entrevista com a dermatologista Thweicyka, foram destacadas informações essenciais sobre prevenção, identificação de sinais de alerta e cuidados necessários diante da doença.
A doutora chamou a atenção para a importância do cuidado diário com a pele e, ao longo da entrevista, explicou quais sinais devem gerar preocupação e quais medidas podem ajudar a evitar o câncer de pele. Segundo a especialista: "Assim como a gente apalpa as mamas no câncer de mama, na pele a gente tem que se olhar. Olhar sempre, fazer o exame da pele, ver se não tem alguma lesão que sangra, não cicatriza, ou aquela pinta que começa a crescer de forma desordenada, ter várias cores, crescer muito rápido. Então, sempre o exame da pele é importante e, lógico, quando observar isso, também dar um pulinho no dermatologista."
Ao longo da conversa, também foram apresentadas algumas curiosidades relevantes, como o fato de o câncer de pele ser o tipo mais comum entre todos os cânceres, além de pessoas com pele clara apresentarem maior predisposição à doença. Essas informações reforçam a necessidade de cuidados redobrados com a pele.
Outro ponto destacado foi que a principal causa desse tipo de câncer é a exposição excessiva ao sol. Por isso, a médica reforçou a importância do uso diário de protetor solar, além de roupas adequadas e óculos com fotoproteção durante períodos de exposição solar.
A doutora também alertou sobre os riscos de substituir o protetor solar pelo bronzeador em busca da famosa “marquinha”, ressaltando os prejuízos dessa prática: "O bronzeamento em si a gente não considera, dentro da dermatologia, algo saudável, porque o bronzeamento ativa mecanismos de proteção da pele. Então, muita gente às vezes diz assim: ‘Ah, doutora, eu quero pegar uma corzinha’, mas a corzinha em si é uma reação de proteção, e a gente não recomenda que isso seja feito, porque, querendo ou não, ali já está provocando um dano na sua pele."
Além disso, foram alertados os riscos do bronzeamento artificial. Estudos científicos já apontam um aumento exponencial de casos de câncer de pele em pessoas que praticam esse tipo de bronzeamento, devido à exposição direta e intensa da pele à radiação.
A entrevista foi altamente informativa e deixou um importante alerta sobre sinais como pintas irregulares, coceiras persistentes e sangramentos na pele, reforçando a necessidade de procurar um dermatologista ao identificar qualquer alteração. A iniciativa contribui diretamente para a conscientização do Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção e aos cuidados com a saúde da pele.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.