Cultura

Wellington Reis homenageia São Pedro com Ladainha e Canções

O trabalho traz participações de grandes compositores como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão, e o auxílio luxuoso dos intérpretes da Companhia Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, etc

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 28/06/2022 às 21h52
Wellington Reis lança disco em homenagem a São Pedro. Foto; Divulgação
Wellington Reis lança disco em homenagem a São Pedro. Foto; Divulgação (Divulgação)

Um valioso registro para a cultura popular do Maranhão: Ladainha e Canções à São Pedro é o título do novo CD de Wellington Reis, que traz músicas em homenagem ao padroeiro dos papas e pescadores. O trabalho traz participações de grandes compositores como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão, e o auxílio luxuoso dos intérpretes da Companhia Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Arthur Santos e Claudio Pinheiro.

Em São Luís, as ladainhas fazem parte das celebrações do calendário religioso cristão, assim como na grande maioria das programações dos festejos de cultura popular, a exemplo do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os devotos também costumam pagar suas promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro saudando-os com ladainhas durante a temporada junina.

As ladainhas estão entre as orações mais importantes do catolicismo: é uma espécie de prece litúrgica que obedece a uma estrutura clássica na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, e são recitadas pelo celebrante, se alternando com as respostas da congregação - fiéis e/ou religiosos.

Toda a renda atribuída com a venda do CD (ao preço de 20 reais) será 100% destinada às ações sociais da Paróquia da Capela de São Pedro, na Madre Deus. Na Capela de São Pedro, o CD pode ser comprado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos domingos, às 8h da manhã. Contatos via WhatsApp 98 98773-3455 (Regina).

A saber: é no largo da Capela de São Pedro na Madre Deus que acontece o ápice da temporada junina em São Luís do Maranhão. É o maior encontro popular dos mais variados grupos de bumba-meu-boi, sobretudo, de sotaque da Ilha e Zabumba, que, por devoção pedem a benção de São Pedro, no amanhecer do dia 29 de junho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.