Cultura

ORQUESTRA OURO PRETO RETORNA A SÃO LUÍS NA COMPANHIA DE ANTONIO NÓBREGA

Quase 10 anos após sua última passagem pela cidade, Orquestra retorna com homenagem ao Movimento Armorial no Teatro Arthur Azevedo

Karen Costa por Divulgação

Atualizada em 12/04/2022 às 16h53

A Orquestra Ouro Preto está de volta a São Luís com o encontro entre a música de concerto e as raízes populares brasileiras. Ao lado do multiartista e brincante Antonio Nóbrega, o espetáculo “Tirando a Casaca”, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, acontece no Teatro Arthur Azevedo, no dia 3 de abril, às 18h, com ingressos a preços populares.

 

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto leva o público a um mergulho profundo em obras que viajam pela riqueza rítmica do Nordeste. O repertório reverencia a obra de Nóbrega e de todos aqueles que fizeram parte do Movimento Armorial, unindo a dança, a voz e a orquestração. Sucesso de público e crítica, antes de chegar a São Luís a apresentação emocionou o público belo-horizontino na abertura da temporada 2022 da formação mineira.

 

Instrumentista, cantor, dançarino, ator e compositor, Nóbrega caminha em consonância com diversos aspectos da cultura do país. Chamado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, conjunto focado na busca pela música genuinamente nacional, o artista se destacou com seus múltiplos talentos e perpetua, também em carreira solo, uma sonoridade única, cheia de vivacidade. Em 2022, ele completa 70 anos de vida. 

  

“É um dos movimentos musicais mais complexos, mais incríveis que esse Brasil já produziu. Uma tentativa mágica de ter um Brasil mais brasileiro, mais espontâneo. Um movimento que deixou marcas profundas na arte do país, em mim, e no trabalho da Orquestra Ouro Preto. Então, é sempre muito bom rever esse repertório, é sempre muito bom estar junto com o Nóbrega que, neste concerto, não só toca violino junto com a orquestra, mas dança e canta vários clássicos”, adianta o maestro.

 

“É uma honra, para o Instituto Cultural Vale, ser parte dessa viagem sonora pelo frevo, maracatu e outros ritmos tão nossos, guiados por Antonio Nobrega e pela Orquestra Ouro Preto, uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país e também nossa parceira no programa Vale Música. O espetáculo é um convite ao público para ouvir, dançar e cantar nossa cultura, e, especialmente, reconhecer e celebrar as artes populares nordestinas”, diz Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale

 

Orquestra Ouro Preto
Orquestra Ouro Preto

 

http://www.orquestraouropreto.com.br/

 


 

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o Maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo.


 

Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade. Em sua trajetória, destaca-se a presença em todo o território nacional e nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador e Natal. No exterior, sua qualidade foi comprovada em turnês de sucesso, com presença de grande público em apresentações na Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia. 


 

Possui onze trabalhos registrados em CD e sete em DVD: Latinidade (2007), Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019) e Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019).


 

Em sua discografia destaca-se o Prêmio da Música Brasileira 2015, na categoria Melhor Álbum de MPB, a indicação ao Grammy Latino 2007, como Melhor Disco Instrumental por Latinidade, e a distribuição mundial dos discos Latinidade – Música para as Américas e Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.


 

Serviço

“Tirando a Casaca”: Orquestra Ouro Preto e Antonio Nóbrega

Data: 3 de abril

Horário: 18h

Local: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, s/n, Centro)

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Ingressos: www.ingressodigital.com.br 


 

Assessoria de Imprensa 

 

Fábio Gomides – (31)99693-2767

contato@aduplainformacao.com.br 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.