Aniversário do Rei Roberto Carlos - 80 anos

Zeca Baleiro revela suas músicas favoritas de Roberto Carlos em depoimento no site do Itaú Cultural

Além do cantor e compositor maranhense, quem também festeja, nesta segunda-feira (18/4), os 80 anos do rei Roberto Carlos com depoimentos tem: Tom Zé, Odair José, Iara Rennó, Erika Martins e Ronnie Von.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Zeca Baleiro festeja os 80 anos de Roberto Carlos no site do Itaú Cultural. Foto: Silvia Zamboni
Zeca Baleiro festeja os 80 anos de Roberto Carlos no site do Itaú Cultural. Foto: Silvia Zamboni (Zeca Baleiro)

Nesta segunda-feira (19/4), o Itaú Cultural festeja o aniversário de 80 anos do cantor Roberto em seu site www.itaucultural.org.br. O músico maranhense ZECA BALEIRO é um dos que participa dos depoimentos, juntamente com TOM ZÉ, ODAIR JOSE, IARA RENNÓ, ERIKA MARTINS E RONNIE VON. Eles revelam suas músicas favoritas do cantor e as lembranças marcantes que têm dele. Todas as canções escolhidas pelos convidados ficam disponíveis em uma playlist criada na conta do Spotify do Itaú Cultural, em https://open.spotify.com/user/itaucultural

- Quando penso nele, antes de qualquer coisa, penso em como é bom cantor, o Roberto, afinado, preciso, econômico. E me lembro das férias que passávamos em Arari, interior do Maranhão, ouvindo os discos que saíam sempre em dezembro - conta Baleiro.

Odair José, que elegeu Quero Que Vá tudo Pro Inferno como sua música preferida, é um saudosista ao falar sobre sua relação com o aniversariante.

- Pensar no Roberto é lembrar da minha juventude, dos meus primeiros sonhos e de como foram maravilhosas aquelas tardes de Domingo - diz.

Jornalistas, poetas, artistas

Outros convidados a revelar suas memórias afetivas sobre Roberto Carlos no site do Itaú Cultural, são as apresentadoras Regina Casé, Fernanda Gentil e Sarah Oliveira (ex-MTV), o poeta Sérgio Vaz, os atores Áurea Maranhão e Gabriel Leone, e os jornalistas culturais, Pedro Alexandre Sanches e Jotabê Medeiros.

Prestes a lançar o livro Roberto Carlos – Por isso essa voz tamanha (Todavia), Medeiros chama a atenção para a versão original da canção As curvas da estrada de Santos e como ela mostra, em suas palavras, um arranjo ardido e desafiador dentro do repertório do músico.

A premiada artista plástica Beatriz Milhazes, que ganhou uma ampla exposição sobre sua obra no Itaú Cultural e no MASP, também foi convidada a prestar uma homenagem ao cantor. Ela vai reapresentar uma gravura que fez especialmente para celebrar os 50 anos de carreira do Roberto Carlos, em 2009.

Memória

O site do Itaú Cultural, retoma um episódio de 2012 da rádioweb Estéreo Saci – lançada pela organização em 2010 – sobre a história do programa da TV Record, Jovem Guarda. Ele era apresentado pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa e é apontado como precursor do movimento da Jovem Guarda, fundamental para a formação da música pop no Brasil na década de 60, e por lançar ouros nomes como Ronnie Von, além de influenciar o comportamento e a moda de toda uma geração.

Para acompanhar essa edição Estéreo Saci, dedicado ao o Iê-iê-iê que marcou época, acesse: https://www.itaucultural.org.br/especial-jovem-guarda.O verbete do cantor pode ser visto na Enciclopédia Itaú Cultural https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21480/roberto-carlos

SERVIÇO:

Roberto Carlos, músicas e memórias: os 80 anos do Rei
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.