FEMINICIDIO

IV Semana Estadual de Combate ao Feminicídio termina nesta terça-feira (24/11)

O evento teve início no dia 13 de novembro e termina nesta terça-feira (24) às 16h30 com uma programação especial de encerramento na Casa da Mulher Brasileira; em 2020, já foram contabilizados 55 casos de feminicídio no Maranhão

Rainara Moraes

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
IV Semana Estadual de Combate ao Feminicídio termina nesta terça-feira / Divulgação
IV Semana Estadual de Combate ao Feminicídio termina nesta terça-feira / Divulgação

A Semana Estadual de Combate ao Feminicídio está na sua quarta edição e termina nesta terça-feira (24). O evento é anualmente realizado pela Polícia Civil do Maranhão em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, o Departamento de Feminicídio CODEVIM, a Delegacia Especial da Mulher, e o movimento “Somos Todos Marianas”. Este ano, a semana levantou a bandeira da empatia ao trazer o tema “Essa dor também é minha”, uma afirmação de que a dor e a brutalidade que o feminicídio causa não é a dor de um só, é a dor de todos nós.

A semana teve início no dia 13 de novembro (dia do combate ao feminicídio no Maranhão) com o Ato em homenagem às vítimas do crime de gênero no estado do Maranhão; no dia 21 ocorreu o I Passeio Ciclístico de Combate ao Feminicídio, e também ações de conscientização sobre a gravidade dos crimes de gênero, informações sobre os canais de proteção à mulher e momentos de acolhimento as mulheres vítimas de violência no Maranhão. Ao todo mais de 300 pessoas participaram da edição deste ano.

Encerramento

O encerramento do evento ocorre nesta terça-feira (24) às 16h30 com um Ato Show de muita música e informação sobre as políticas locais de enfrentamento a violência contra mulher.

As atrações confirmadas são os artistas Guilherme Júnior, Débora Nascimento, Lene Marques, Neto Peperi, Andressa Sipaúbada e a também a cantora Flávia Bittencourt, que lançará uma nova música durante o evento.

Local: Casa da Mulher Brasileira (avenida Professor Carlos Cunha, 572, Jaracaty)

Dia 13 de novembro

O dia do combate ao feminicídio no Maranhão foi instituído desde o ano de 2017. Essa é a data em que a publicitária Mariana Costa foi violentamente assassinada pelo ex-cunhado, o empresário Lucas Porto em 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.