Setembro Amarelo

Caminhada Não a Depressão e ao Suicídio será neste domingo, na avenida Litorânea, em São Luís

A concentração será na praça dos Pescadores. O cortejo segue em direção ao parquinho da Litorânea, carregando como bandeira a solidariedade, o exercício coletivo, a união e combate à tristeza da alma.

Pedro Sobrinho/Jornalista

- Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Neste domingo (27/9), acontece a partir das 7h, na avenida Litorânea, a Caminhada Não à Depressão ! Não ao Suicídio – Em prol da Vida”, uma realização do Projeto Videira, com apoio da Beleza Plena.

Eridan Ristoksvi, idealizadora da Caminhada contra a depressão e o suicídio. Foto; Divulgação
Eridan Ristoksvi, idealizadora da Caminhada contra a depressão e o suicídio. Foto; Divulgação

A concentração será na praça dos Pescadores. O cortejo segue em direção ao parquinho da Litorânea, carregando como bandeira a solidariedade, o exercício coletivo, a união, a comunicação e o combate à tristeza, a solidão, o silêncio, considerados os primeiros passos para a depressão.

As inscrições estão abertas na Beleza Plena, do Turú, e custam apenas o valor simbólico de R$ 30,00, Você pode ir com camisa amarela ou branca

Esgotamento civilizatório e humano

Para Eridan Ristovski, a depressão e o suicídio são apenas sintomas de uma sociedade doente. Para ela, o mundo enfrenta um esgotamento civilizatório e humano.

– Vivemos uma exaustão ambiental em consequência de um modo predatório de lidar com os recursos naturais, vivemos uma exaustão econômica, em função das imensas desigualdades sociais, do desemprego. E, por fim, enfrentamos a exaustão humana, vivemos o ódio à vida, em forma de depressão, suicídio, terrorismo, feminícidio, racismo. Com a pandemia os casos de depressão aumentaram. E muitos casos de pessoas depressivas acabam recorrendo ao suicídio – relata.

Questionada sobre tratamento para as pessoas em depressão que pensam em suicídio em algum momento da vida, Eridan disse que o trabalho desenvolvido pelo Projeto Videira é preciso reverter a situação.

– É preciso mostrar que é possível transformar essa esperança na morte em esperança de que a pessoa pode ser tratada, pode buscar outros caminhos, entender as coisas e reagir a elas. O principal objetivo do Projeto Videira é oferecer palavra de conforto para quem está convivendo com a depressão quando profunda pode levar ao suicídio, pois existe um elo entre estes dois fenômenos misteriosos que rondam a vida. A caminhada tem um impacto positivo contra a depressão e o suicídio – assegura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.