Sotaque de Orquestra

Boi de Una realiza LIVE nesta terça-feira, em frente ao Espigão, em São José de Ribamar

Conexão virtual tem início às 20h, no canal do Youtube. Para Nazareno Valderck, no repertório as principais toadas nesses 20 anos da brincadeira que nasceu na Região do Munim em 2001 por uma devoção à São João.
Pedro Sobrinho/Jornalista 30/06/2020 às 12h47

O Boi de Una fecha o ciclo junino no Maranhão, no dia de São Marçal, com uma live na noite desta terça-feira (30/6), a partir das 20h, em frente ao Espigão, localizado no município de São José de Ribamar. A transmissão será feita pelo canal do You tube da brincadeira.

Na frente do batalhão tem seu comandante e amo Nazareno Valderck (Eno Cabessa) que além de cantar, comanda sua orquestra e produz ações juntamente com seus diretores, emespecial Dudu Marques. diretora geral que coordena as ações para a viabilização do grupo para as festas juninas do Maranhão.

Nazareno Valderck: amo do Boi de Una que nasceu na Região do Munim. Foto: Divulgação

O Boi do Una é composto por cerca de 85 brincantes, entre músicos e brincantes. Segundo Nazareno Valderck, no repertório constam as principais toadas nesses 20 anos da brincadeira, tais como, Namorada, Nosso amor, Pananam, Casinha, Ilha de desejo e a clássica Verão em Morros (conhecida como Pititinga). Segundo ele, esta toada é considerada o hino na região do Munim.

Mantendo a tradição do sotaque de orquestra

O Boi do Una nasceu em 2001 por uma devoção à São João. O nome do grupo é uma homenagem ao Rio Una o balneário mais destacado da região do Munim. O boi já gravou 9 cds que sempre foram bem recebidos pelo público e pela crítica. Para Nazareno, a brincadeira é um das poucas que mantém a tradição, com seu ritmo mais cadenciado, sua orquestra tradicional,sem fazer uso de partituras e ainda usando os bombos cobertos de couro.

Duda Marques diz que devido o pandemia o Maranhão não festejou o São João esta ano, assim os grupos de bumba-bois acharam nas apresentações virtuais um jeito de mostrar as novas toadas e louvar os santos padroeiros do período junino no Maranhão.

- O boi de Una faz sua live com simplicidade e dedicação cumprindoassim sua missão de ser tradicional - define.

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

Mais notícias

© 2019 - Todos os direitos reservados.