Mirante FM/Trilha Sonora

É reaberto caso do suposto plágio de ''Stairway to Heaven'' do Led Zeppelin

Música teria sido criada a partir da canção ''Taurus'', escrita três anos antes pelo guitarrista Randy Wolf, da banda Spirit
João Marcus11/06/2019 às 21h03

O processo judicial, em 2014 tinha como réus a própria banda, o cantor Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page.

Page negou que tenha sido Randy que lhe mostrou os acordes iniciais da música "Taurus" e chegou a dizer em julgamento realizado em 2016, no qual, ficou decidido de forma unânime, que não ouve plágio, que não tinha ouvido a canção da banda Spirit até poucos anos antes. Spirit e Led Zeppelin tocaram juntos em várias ocasiões no final dos anos 60.

No entanto, um tribunal de apelações decidiu que era necessária a realização de um novo julgamento por conta dos erros cometidos em primeira instância. Entre esses erros, o tribunal citou que o júri teve acesso à partitura da "Taurus" e a testemunhos de especialistas musicais, mas não a uma gravação sonora da canção por estar protegida pela Lei de Direitos Autorais.

"Staiway to Heaven" é uma das canções mais populares não apenas do Led Zeppelin, mas da história do rock. Uma derrota nos tribunais com relação à integridade da autoria poderia representar uma enorme quantia de dinheiro para os envolvidos no caso

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2019 - Todos os direitos reservados.