A cantora maranhense, Enme, apresenta sua nova era em “Movediça”, novo EP que está disponível em todas as plataformas desde 3 de abril. Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO NA MIRANTE FM, ENME diz navegar por uma sonoridade envolvente, o trabalho mergulha nas interconexões da música preta, trazendo elementos que mesclam referências do trap, afrobeat, amapiano e reggae.
“Movediça” nasce de uma jornada de imersão em conexões sonoras ao redor do mundo. Influenciada por artistas nigerianos e europeus, Enme construiu uma tapeçaria de ritmos ao longo do projeto que se interligam com a música global. “Quando eu me mudei para São Paulo, comecei a trabalhar com o produtor Kafé em um projeto que tinha R&B, amapiano e uma pitada do reggae. Estava em busca de uma sonoridade dançante, envolvente e cativante, mas que mantivesse firme a minha identidade”, comenta a artista.
"Eu adoro falar de casa", conta. "E, nesse EP, falo sobre a minha origem, mas de um jeito mais aberto e poético. ‘Te Levo Nos Lençóis’ traz a dualidade do título e o próprio nome 'Movediça' captura essa sensação de ser engolida pelas lagoas de areia, que é como me sinto em muitos encontros e relações."
Parcerias musicais
Para ajudar a contar essa história, o EP conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como o cantor mineiro FBC na faixa “Esperando O Sinal” e a cantora pernambucana Uana em “Lua Cheia”. O trabalho traz, ainda, visuais dirigidos por Enme, em parceria com Hyago Yuri, que assina a direção criativa do projeto.
Com show de estreia marcado para o dia 10 de abril, no palco do Sesc Pompeia em São Paulo, “Movediça” inaugura uma era magnética na carreira de Enme e busca representar o reflexo perfeito das sensações trazidas por um romance - algo que consome e ao mesmo tempo seduz. Ao longo de suas quatro faixas, somos conduzidos por sensações ambíguas e irresistíveis. “É a metáfora do movimento da areia que prende, envolve e faz afundar com a sensação de estar prestes a afogar”, finaliza.
Sobre Enme
Natural do Maranhão, Enme é cantora, compositora, produtora cultural e rapper. Influenciada pela efervescência cultural afro-indígena da região amazônica, a artista trans não-binárie traz em sua sonoridade a junção dos tambores ancestrais com a identidade urbana do hip hop.
Premiada com a música “Juçara” no maior festival de Hip Hop da América Latina, a cantora lançou seu primeiro EP "Pandú" em 2019 e teve destaque internacional na Revista Vogue. Em seu primeiro disco “Atabake” (2022), Enme canta as vivências de uma artista emergente do Quilombo Liberdade, mostrando suas raízes, os couros dos tambores maranhenses e as cordas das guitarras presentes nas faixas.
Atabake ganhou uma versão DELUXE em abril de 2024, trazendo novos gêneros para a musicalidade da artista, incluindo o amapiano, dancehall e eletro. Com 2 novas músicas, 3 remixes e novas versões, Atabake Deluxe traz produções de Faustino Beats(BA), DJ S4TAN (SP), DJ Eva de Lc (MA), além de participações inéditas de Baobá(SP) e Gravnave (BA).
Com os projetos visuais, Enme recebeu indicações internacionais em festivais de cinema no Reino Unido, o "Lift Off Sessions" e o "First Time Filmaker"; além dos prêmios de Melhor Videoclipe (2020), Melhor Direção (2019), Melhor Performance de Videoclipe (2019) e Primeiro Lugar (2020) em festivais audiovisuais nacionais. Se tornou a primeira artista trans a receber o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cinema Maranhão na Tela.
Enme participou do novo reality show Caravana das Drags do Prime Vídeo, apresentado por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi, mostrando sua versatilidade artística e atraindo fãs em mais de 140 países. Nas plataformas de streaming, a cantora participou da trilha sonora da série Chuva Negra do Globo Play e do filme “VALETINA” da Netflix, com sua música autoral.
Participação em Betânia
Enme fez participação no filme “BETÂNIA”, lançado em Fevereiro de 2024 em Berlim, onde teve a oportunidade de fazer shows no território Alemão. No bate-papo, a artista fala do retorno à São Luís, para o lançamento do filme BETÂNIA no Maranhão nesta quinta-feira, (24/4), rodado nos Lençóis Maranhenses e aplaudido no exterior, 'Betânia' estreia nas cidades de Balsas, Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e na capital São Luis.
Ficha Técnica
1. Movediça
Composição: Enme Paixão
Produção Musical: Sanvtto, Vik Nobre, Lucas Leal
Mix & Master: Kafé
2. Lua Cheia feat. Uana
Composição: Enme Paixão, Gabriel Matias, Kafé
Produção Musical, Mix & Master: Kafé
3. Esperando O Sinal feat FBC
Composição: Dilla, Enme Paixão, FBC
Produção Musical: Gugs, Pepito, Kafé, Bigorna
Mix & Masterização: Kafé
4. Te Levo Nos Lençóis
Composição: Enme, Kafé
Produção Musical, Mix & Masterização: Kafé
Saiba Mais
- Mãe de João Bosco se forma na faculdade aos 66 anos e emociona nas redes sociais
- Quarteto celebra São Jorge em show na Mostra Quatro 70
- Milton Nascimento se emociona com filme sobre sua vida em pré-estreia
- Bia Mar, talento maranhense, brilha no Rio de Janeiro e lança clipe de “Porta da Fé”
- Gilberto Gil faz estreia histórica da tour Tempo Rei em casa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.