Troca de Ideia

Vinaa retoma a carreira musical e promete novo disco

Em conversa com o jornalista Pedro Sobrinho, o cantor e compositor maranhense fala do momento de reclusão e do que há de vir em 2025. O músico destacou a estreia na Festa da Música no Maranhão e aproveitou para participar com o setlist batizado de 24 + 1.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/12/2024 às 09h55

O cantor e compositor maranhense participou do quadro TROCA DE IDEIA no PLUGADO na MIRANTE FM, no último dia 23 de dezembro. Na conversa com o jornalista Pedro Sobrinho, o músico fez um retrospecto da trajetória artística em 2024 e anunciou novo disco para o ano que vem,"Quando os Guarás Ecoam as Vozes da Floresta" com participações especiais.

 

 

- 2024 para mim com a música foi um ano de reclusão. Aprendi com a pandemira que a música preciso de tempo para maturar. E o público precisa conhecer uma outra dinâmica que não seja apenas a dinâmica das redes, do consumo imediato, da dança viral. A música tem também outro tempo. Senti neste momento recluso que é preciso fazer um letramento com o público sobre isso. Estou voltando aos poucos. Mudei o formato de show, sonoridade, identidade visual. Tenho músicas gravadas. Enfim, 2024 foi um ano de retomada já pensando em projetos para 2025 - assegura.

"Mudei o formato de show, sonoridade, identidade visual. Tenho músicas gravadas. Enfim, 2024 foi um ano de retomada já pensando em projetos para 2025" - assegura Vinaa. Foto: Divulgação

Questionado sobre o mercado do desafio em fazer música independente no Brasil, especialmente no Maranhão, Vinaa afirma que o mercado aponta para uma música brasileira com mais qualidade e aponta Jotapê, Liniker, como referências na atual conjuntura.

- O críticos musicais, o mercado e o público estão cansados de música de consumo virais. O mercado está exigindo música com duração maior, mais qualidade. Os discos indicados a premiação este ano já apontam isso. Vejo à MPB voltando a cena de luz. Temos Jotapê, a Liniker com o seu discão Caju constata que a música brasileira necessita de letras que tratam das feridas, das cicatrizes. Sagaz e corajosa, a Liniker que oxigena, sinaliza e valida o trabalho  porque a reboque da liniker vem outros artistas que trabalham com música popular brasileira com inclusão, diversidade, e aí as pessoas acavam encontrando músicas de aristas como Caio Prado, Johnny Hooker, Vinaa, encontrando além de Liniker existem outros brasis que exploram isso, o regional, a pluraridade, a conexão entre regional e o moderno, gosto de explorar isso. Em meio à tudo isso que vem acontecendo na cena musical brasileira estou sendo procurado por muitas agências de 'music business' pra gente retomar o trabalho. É hora de oxigenar o mercado - ressalta.  

Curadoria Festa da Música no Maranhão (FMM) e Prêmio Papete  

Vinaa destacou a sua estreia na curadoria da 6ª edição da Festa da Música no Maranhão e do Prêmio Papete. O músico definiu como um presente. "Integrar este time de curadores para identificar nomes da música maranhense, que merecem atenção, não só dos artistas, mas do público, pra reverenciar o trabalho, dar holofote no legado, me senti muito honrado", enaltece.  

Participação no Crioula Festival

Ao participar do Crioula Festival, realizado este mês, na Casa da Companhia da Barrica, Vinaa interpretou escuderia Armada, de sua autoria, além da clássica Cafua, canção do Nonato e Seu Conjunto, que festeja 50 anos. “O tambor de crioulda é a espinha dorsal da nossa cultura. Mais ancestral que isso não existe em nossa cultura popular. A partir do tambor de crioula  vem o nosso gingado, pungada, as cores, as chitas, saias rendadas. Tenho certeza, que o Maranhão nasce numa punga e roda de tambor. Ter um festival dedicado ao tambor de crioula é o auge e fazer parte desta festa é muito lindo”, define.

Além de falar da carreira e da participação da Festa da Música no Maranhão (FMM) e do Prêmio Papete, Vinaa aproveitou o programa para apresentar uma playlist do que tem ouvido na música brasileira e gringa. Disponível no Spotify, a trilha sonora foi batizada de 24 + 1 ou seja, as Melhores de 24, na Mira de 25.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.