Marcos Lamy, artista, pesquisador e professor, foi um dos selecionados para representar o Brasil no BRICS Melodys, voltado para a celebração da cultura tradicional dos países integrantes do BRICS. Além de Marcos, Romildo Bigorna também foi selecionado daqui de São Luís, mas por questões de falta de apoio não será possível participar presencialmente do evento. O BRICS Melodys acontecerá em Ulyanovsk na Rússia entre os dias 23 e 27 de outubro.
O Troca de Ideia do Plugado desta quarta-feira (16) recebeu Marcos Lamy para falar sobre o BRICS Melodys e também sobre outros projetos do artista.
A seleção veio como uma surpresa para Marcos, que tem a oportunidade de trocar conhecimentos sobre sua pesquisa com outras culturas. Lamy participa do projeto Banda Pindaré Mirim (@bandapindaremirim), voltado para o ensino instrumental para crianças da comunidade do Boi de Pindaré, além de trabalhar como professor em instituições particulares. Esses trabalhos, somados a sua pesquisa sobre cultura popular, permitem uma base para aproveitar o BRICS Melodys e trocar experiências de educação.
O tema do evento é “Como popularizar os instrumentos tradicionais das nossas culturas entre os jovens”, tudo a ver com a pesquisa e trabalhos realizados por Marcos.
BRICS Melody
Uma equipe de jovens talentosos e ativos se esforça para apresentar ao mundo a diversidade da herança cultural de seus países, criando uma viagem interativa ao mundo da música do BRICS. Ao unir forças, jovens investigadores dos países BRICS começaram a criar um livro interactivo único sobre instrumentos musicais tradicionais, que visa preservar e popularizar a rica herança musical dos países BRICS.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.