Troca de Ideia

Quantas Palhaças Se Faz Um Circo no Festival Palco Giratório

O espetáculo, protagonizado pelas atrizes maranhenses Necylia e Fernanda Marques, será apresentado no dia 16 de setembro, às 15h, no Teatro do Sesc-Ma Napoleão Ewerton

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 12/09/2024 às 09h22

O Festival Palco Giratório 2024 traz ao Maranhão uma programação incrível e totalmente gratuita durante o mês de setembro. Serão 21 espetáculos de teatro, dança e circo, além de debates, oficinas e intercâmbios culturais, destinados para todas as idades, vindos de 15 estados (AM, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, RJ, RN, RR, RS, SC e SP).

Necylia no Troca de Ideia com o jornalista Pedro Sobrinho. Foto: Fozzie
Necylia no Troca de Ideia com o jornalista Pedro Sobrinho. Foto: Fozzie

Maior projeto de circulação de artes cênicas do Brasil, o evento reúne produções de diferentes estados que abordam temas relevantes como musicalidade, intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão.

 

E o teatro produzido no Maranhão se faz presente no festival e representado pelo espetáculo QUANTAS PALHAÇAS SE FAZ UM CIRCO, com NECYLIA, artista maranhense de teatro, circo, audiovisual e literatura, juntamente com FERNANDA MARQUES. Ao participar do quadro TROCA DE IDEIA no PLUGADO na MIRANTE FM, NECYLIA destacou o espetáculo do CIRCO TÁ NA RUA, coletivo que existe há 11 anos, do qual ela faz parte.

QUANTAS PALHAS SE FAZ UM CIRCO será apresentado no dia 16 de setembro, às 15h, no teatro  do SESC-Ma NAPOLEÃO EWERTON.

Intensa e atuante, NECYLIA também protagoniza no espetáculo MEMÓRIAS EM MARANHÊS, apresentado no último dia 10 de setembro, no ritual de morte do BOI DA FLORESTA, na sede da brincadeira na rua TOMÉ DE SOUZA, no bairro da LIBERDADE, além de integrar o grupo COFO DE PARAFERNÁLIA.

Perfil

Artista maranhense de Teatro, Circo, Audiovisual e Literatura. Formada em Teatro Licenciatura (UFMA), Mestra em Artes da Cena (UFRJ), e doutoranda em Teatro (UDESC).

É autora de ‘’Memórias em maranhês: a casa’’ publicado em 2022 pela editora Juçara Cartonera/MA e idealizadora do Cena Aberta em Rastros, projeto editorial com primeiro volume publicado em 2022 pela O Barong edições/SP.

Em 2020 foi uma das roteiristas de curta metragem premiada na Jornada Infâncias Plurais do Itaú Cultural. É idealizadora da editora independente Coragem edições voltada para a difusão de autorias dissidentes em formatos diversos alternativos de publicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.