Troca de Ideia

Os Geraldos e o Cordel do Amor Sem Fim - ou a Flor do Chico em São Luís

As apresentações na capital maranhense vão acontecer nos dias 30 e 31/08, no Teatro João do Vale, com ingressos gratuitos, além de residências artístiicas

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 29/08/2024 às 09h05

O grupo Os Geraldos, de Campinas, está embarcando em uma turnê pelo Norte e Nordeste do Brasil com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”.

Os Geraldos aportam em São Luís com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”. As apresentações em São Luís vão acontecer sexta (30) e sábado (31), no Teatro João do Vale, com ingressos gratuitos. Foto: Divulgação
Os Geraldos aportam em São Luís com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”. As apresentações em São Luís vão acontecer sexta (30) e sábado (31), no Teatro João do Vale, com ingressos gratuitos. Foto: Divulgação

O grupo, que já passou por Belém, com um público de mais de 600 pessoas, estará em São Luís, seguindo depois para Recife e Salvador. Além das apresentações, a programação inclui uma residência artística em cada cidade, com oficinas de gestão cultural, acompanhamento da montagem técnica e do ensaio musical, e a oficina “A música e a cena”.

Segundo Júlia Cavalcanti e Gileade Renan, integrantes do elenco do espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim - Ou a Flor do Chico”, as apresentações em São Luís vão acontecer nesta sexta (30) e sábado (31), no Teatro João do Vale, com ingressos gratuitos.

"Com texto de Claudia Barral e direção de Gabriel Villela, a peça, que estreou em 2021, tem alcançado sucesso de público e crítica em importantes circuitos teatrais brasileiros, como o Festival de Curitiba, o Cena Contemporânea (Brasília/DF), o Tiradentes em Cena (MG), o Festival Nacional de Teatro de Passos, dentre outros, já tendo sido vista por mais de 10 mil pessoas, de 27 municípios brasileiros', ressalta Júlia. 

"A história nos apresenta três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor. Com músicas tocadas e cantadas ao vivo, a obra trará canções da Música Popular Brasileira', complementa Gileade.

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical, colorido e popular; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo do interior paulista Os Geraldos, cuja trajetória, de 16 anos, foi sempre traçada na cultura popular, realizando, com seus espetáculos, ampla circulação pelo Brasil principalmente das cidades pequenas – foram mais de 80 municípios, de nove estados brasileiros, além de três outros países: Argentina, Peru e Marrocos.

A turnê conta com o patrocínio master da Vale, multinacional brasileira de mineração e uma das maiores operadoras de logística do país. A Vale é reconhecida como uma das principais empresas de mineração do mundo e a maior produtora de minério de ferro, pelotas e níquel.

Sobre o grupo

Os Geraldos tem sede em Campinas (SP) desde 2008 e atua em três frentes de trabalho: Criação Artística, ao criar e manter em circulação seus espetáculos; Projetos Formativos, ao oferecer cursos sobre a arte do ator e gestão cultural, a partir da prática do grupo e de pesquisas de mestrado e doutorado de seus integrantes; e Territórios Culturais, ao instituir espaços que possam sediar, para além das atividades do grupo, outros eventos artísticos, como ocorre em sua atual sede, o Teatro de Arte e Ofício (TAO), um dos mais importantes espaços culturais de Campinas.

O grupo já circulou por mais de 100 municípios, de três países e de dez estados brasileiros, e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de Territórios Culturais (2017), além de receber mais de 40 prêmios, em festivais nacionais e internacionais e é filiado ao ISPA (Sociedade Internacional de Artes Performativas) desde 2023, em 2024 partirá para Barcelona para participação do projeto La Casa del Teatre Nu: Residency for Performing Artists.

Residência artística
Oficina de Gestão Cultural 30/08
Horário: 14h às 16h
Ministrantes: Tatiana Alves e Carolina Delduque

Acompanhamento de Montagem Técnica- 29/08
Horário: 16h às 17h
Ministrantes: João Fernandes e Gileade Batista

Acompanhamento do Ensaio Musical- 30/08
Horário: 16h às 17h
Ministrante: Everton Gennari

Oficina “A Música e a Cena”- 28/08
Horário: 18h às 20h
Ministrantes: Everton Gennari e Paula Guerreiro
Inscrições para as oficinas pelo Link

Serviço

O que: Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico
 Data: 30 e 31 de agosto, sexta e sábado, às 19h
Local: Teatro João do Vale (R. da Estrela, 283 – Centro, São Luís – MA)
Entrada franca. Os ingressos estarão disponíveis para retirada através do link do sympla (Link)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Lotação: 215 lugares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.