Troca de Ideia

"Lençóis Jazz e Blues Festival fomenta cultura no Brasil"

A afirmação é do bandolinista Hamilton de Holanda, em entrevista ao jornalista Pedro Sobrinho, no Plugado na Mirante FM. Disse ainda durante o bate-papo, que irá prestar uma homenagem ao tambor de crioula do Maranhão

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 05/08/2024 às 09h17
Hamilton de Holanda no Troca de Ideia no Plugado na Mirante FM
Hamilton de Holanda no Troca de Ideia no Plugado na Mirante FM (Rafaê Silva)

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Banco do Nordeste, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o LENÇÓIS INSTRUMENTAL 2024 celebra os 15 anos do LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL e o rolê prossegue neste sábado, 3 de agosto, na Concha Acústica da Lagoa em São Luís com o show do bandolinista carioca HAMILTON DE HOLANDA, figura cativa em edição do festival, a partir das 20h30.

Em entrevista ao PLUGADO, na MIRANTE FM, na noite desta sexta-feira (2/8), HAMILTON DE HOLANDA falou da importância da música instrumental, do jazz e blues e o fato de integrar o line-up da festa de 15 anos do LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL. Disse ainda que vai aproveitar o momento em terras maranhenses para reverenciar o tambor de crioula com uma composição dele por nome "MARANHÃO".

"Enfim, o povo brasileiro é receptivo gosta de música instrumental. O choro está pra dizer isso. É quase bicentenário e foi considerado patrimônio imaterial do Brasil. É verdade que este festival no Maranhão, o Lençóis Jazz e Blues Festival, que acontece em São Luís e Barreirinhas, tem um papel muito importante porque acontece há 15 anos. Ele é um instrumento que fomenta à cultura, que mistura a cultura original do Maranhão com a cultura do resto do Brasil, que mistura o jazz, o blues com a música instrumental com outros gêneros brasileiros. Então, fico feliz de participar, tô chegando com muita paixão, um repertório maravilhoso pra me juntar a outros artistas e proporcionar uma audição inesquecível", assegura. "Toda vez que vou ao Maranhão eu levo aquelas músicas que as pessoas vão se emocionar. Mas, também chego com ouvido aberto para conhecer sobre o tambor de crioula, a cultura popular do Maranhão. Fiz uma música inspirado no tambor de crioula que tem o nome de Maranhão. Vou tocar pra vocês aí", ressalta.

Hamilton de Holanda será acompanhado pelo tecladista SALOMÃO SOARES e o baterista Thiago Rabello, em um show cheio de sofisticação e contemporaneidade com harmonias complexas e improvisos brilhantes.

"Esse trio o que tenho com eles é algo muito especial. Cada show baseado no Flying Chicken, (2023), mas também de outros discos da minha carreira, mostro também coisas inéditas que ainda não foram gravadas. O público maranhense pode esperar um show emocionante, com muita energia, alegria, música profunda, aquele ritmo gostoso. Tenho certeza que a gente vai se emocionar juntos", garante.

Em suas constantes viagens, dentro e fora do país, o Hamilton de Holanda Trio se apresenta em renomados festivais, teatros e salas de concerto ao redor do mundo, dividindo o palco com músicos de destaque e promovendo a rica herança musical do Brasil no cenário internacional.

"Graças a Deus este ano tá muito bom. Muitos shows, viagens para fora do Brasil, para dentro do Brasil. Conheci o Chile que não conhecia ainda. No mês de setembro vou conhecer a Índia. Fui aos Estados Unidos. Acabei de chegar de Portugal, fiz uma turnê linda com a orquestra portuguesa de guitarras e bandolins. Daqui há pouco tô chegando no Maranhão pra fazer parte do Lençóis Instrumental comemorando os 15 anos do Lençóis Jazz e Blues Festival", ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.