Troca de Ideia

São Luís recebe o Dança em Trânsito no fim de semana

Evento reunirá bailarinos e coreógrafos do Brasil e da Europa na capital maranhense. Apresentações gratuitas na praça Nauro Machado e Centro Cultural Vale Maranhão

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 25/07/2024 às 09h13

São Luís recebe espetáculos gratuitos de dança contemporânea nesta sexta-feira (19) e no sábado (20) com o Festival Dança em Trânsito. Pela quarta vez em São Luís, o evento que a cada ano se reafirma como um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, apresenta neste ano espetáculos do Rio de Janeiro, Brasília e da Eslovênia.

Luciana Ponso, produtora cultural do Dança em Trânsito, em troca de ideia sobre a programação do festival em São Luís; Foto: Divulgação
Luciana Ponso, produtora cultural do Dança em Trânsito, em troca de ideia sobre a programação do festival em São Luís; Foto: Divulgação

E quem deu mais detalhes sobre o Dança em Trânsito no Maranhão foi LUCIANA PONSO, produtora cultural do festival itinerante que transita pelo Brasil e mundo afora. Saiba mais curtindo o podcast da Mirante FM.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia, o Dança em Trânsito busca fomentar a valorização da dança contemporânea, promover o intercâmbio cultural entre artistas e profissionais do segmento e ainda oferecer formação e capacitação por meio das oficinas pontuais, residências artísticas e workshops.

“Estamos ansiosos para reencontrar o público de São Luís. Esperamos que as pessoas venham assistir os espetáculos com olhos curiosos e abertos às mensagens que cada um quer transmitir por meio da dança, do movimento e das expressões corporais, da música. Sintam-se convidados para dividir esses momentos com a gente.”, afirmou Giselle Tápias, diretora geral do festival.

Na sexta-feira (19) a programação começa às 18h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), com apresentação do espetáculo Fusion Reactor Duo, com os bailarinos Žigan Krajnčan e Nace Novak, da Eslovênia. Em cena eles exploram como um dançarino e um cantor podem coexistir em harmonia no palco. Também na praça, será apresentado Descaminhos, espetáculo do coletivo de artistas negros Afrobunker, do Rio de Janeiro.

“Somos plurais dentro de uma trajetória complexa, com muitas turbulências e apagamentos. Porém em algum momento nos conectamos  na mesma necessidade de mover. Por isso, toda atividade coletiva feita de movimento é o resultado de “Descaminhos”, afirmam os artistas do coletivo Afrobunker.

Em seguida, a programação segue no Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande) com a apresentação dos espetáculos Fantasmas, do Grupo Tápias (RJ), e Não Nomeado, do bailarino e coreógrafo Vitor Hamamoto, de Brasília.

Fantasmas é uma esquete dançada, resultado de uma residência artística dirigida pelo Grupo Tápias entre as bailarinas Flávia Tápias, Jitka Čechová, da República Tcheca, e a atriz Paula Braun, que integra a dança, a teatralidade e a fusão das duas propostas artísticas, tudo ancorado pelo texto de Fernando Caruso “Os Dois Fantasmas”. A apresentação terá acessibilidade comunicacional com a participação de intérpretes de Libras.

Já Não Nomeado tem uma coreografia que busca expressar como a pressa impede de contemplar o mundo ao redor e que sentimentos como raiva e ressentimento também fazem parte da busca por significado na vida.

No sábado (20), a programação será apresentada no Centro Cultural Vale Maranhão, a partir das 17h. A primeira apresentação será Solos, solo, com o bailarino Márcio Jahú (RJ),  em que ele propõe um mergulho na transformação das redescobertas. “Um solo que em três movimentos usa da brasilidade e da fé para dançar a transição, do desconforto para mover energias e do conhecido para reler as forças.”, afirmou ele.

A seguir, é a vez de Corpas Trans é? da artista multilinguagens Kley Hudson, do Rio de Janeiro. Um espetáculo autobiográfico que traz movimentos que contam histórias antigas e futuros ainda não vividos, com a coragem de quem desafia normas e estereótipos. O espetáculo tem classificação etária de 18 anos.

E encerrando a programação, os artistas da Eslovênia, Žigan Krajnčan e Nace Novak, voltam à cena com a coreografia Fusion With Myself, para refletir sobre o “nada” entrelaçando o canto, a dança e a performance.

19/7 - Sexta

18h - PRAÇA NAURO MACHADO

FUSION REACTOR DUO - 15 MIN
ŽIGAN KRAJNČAN E  NACE NOVAK (LJUBLJANA, ESLOVÊNIA)

DESCAMINHO - 15 MIN
AFROBUNKER (RIO DE JANEIRO, RJ)


19h - CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO

FANTASMAS - 27 MIN

GRUPO TÁPIAS (RIO DE JANEIRO, RJ)


NÃO NOMEADO - 13 MIN

VITOR HAMAMOTO (BRASÍLIA, DF)


20/7 - Sábado

17h - CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO

SOLOS, SOLO - 15 MIN
MARCIO JAHÚ (RIO DE JANEIRO, RJ)

CORPAS TRANS É? - 35 MIN

KLEY HUDSON (RIO DE JANEIRO, RJ)

FUSION WITH MYSELF - 15 MIN

ŽIGAN KRAJNČAN E  NACE NOVAK (LJUBLJANA, ESLOVÊNIA)

Serviço
O quê: Festival Dança em Trânsito em São Luís
Quando: Sexta (19), na Praça Nauro Machado, às 18h e no Centro Cultural Vale Maranhão, às 19h/ Sábado (20), no Centro Cultural Vale Maranhão, a partir das 17h
Mais informações: https://www.dancaemtransito.com.br/maranhao

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.